Cidadeverde.com

Presos no Piauí abrem mão de presídio semiaberto por ameaças de mortes

Imprimir

O juiz José Vidal de Freitas Filho, da 2ª Vara de Execuções Penais, da comarca de Teresina, informou que tem crescido o número de presos ameaçados de mortes no Piauí. Diante das ameaças, os detentos estão abrindo mão de ir para o presídio semiaberto – Major César, na BR-343 – para continuar na Casa de Custódia.

Foto: Yala Sena

Essa semana, durante julgamento, um preso renunciou o direito ao semiaberto na presença do juiz e do promotor, alegando que se fosse transferido para a Major César iria morrer. Ele pediu ao juiz que permanecesse a Casa de Custódia.

No Estado, de conhecimento da 2ª vara criminal, existem cerca de 45 presos da Major César e Casa de Custódia que renunciaram o semiaberto e precisam de uma alternativa.

José Vidal informou que a falta de vagas para presos ameaçados de mortes é um problema no sistema carcerário. E para tentar minimizar o problema, o juiz disse que estuda junto com a Secretaria de Justiça uma alternativa. Uma proposta apontada foi transformar a Casa de Albergado em regime semiaberto.

“Estamos acertando com a Secretaria de Justiça a transformação da Casa de Albergados em centro de apoio ao regime semiaberto para acolher os presos que estão trabalhando e não podem conviver com outros da Major César”, afirmou. 

O magistrado ressaltou que a alternativa será em casos excepcional. 

“Ele ficaria com as condições do semiaberto, mas na Casa de Custódia, que não é condições adequadas, mas infelizmente não existe outra opção”, afirmou José Vidal.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais