Cidadeverde.com

Eletrobras tem o pior desempenho em indíce de satisfação no Nordeste

Imprimir

A Eletrobras Piauí obteve o pior índice de satisfação no Nordeste, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os dados constam  no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC 2015).  A companhia piauiense teve uma queda de 6% no índice de satisfação em relação ao ano passado, ficando apenas com 46,76%. O 2º pior desempenho foi a COELCE, do Ceará.

O IASC reflete a percepção do consumidor residencial sobre a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias e permissionárias de distribuição. Na região Nordeste, a vencedora foi a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe). 

Em todo o país, foram realizadas 25.186 entrevistas nas 101 distribuidoras de energia elétrica. No Piauí, foram 320 entrevistas realizadas pela empresa ZaytecBrasil, no período de 2 de junho a 17 de agosto de 2015.

Os municípios sorteados foram Teresina, Caxingó, Parnaíba, Uruçuí, Elesbão Veloso, Picos, São Raimundo Nonato, União, Floriano, Demerval Lobão, Aroeiras do Itaim, Cocal dos Alves, Floresta do Piauí e São Gonçalo do Gurguéia.

Do público entrevistado, 61,9% eram mulheres contra 38,1% de homens. A maioria estão na faixa etária de 56 e 65 anos. Quando a escolaridade, 57% disseram ter o ensino fundamental incompleto.

Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC avalia o desempenho prestado por essas empresas em suas áreas de atuação com o objetivo de estimular a melhoria continua nos serviços.

A entrega do prêmio para as melhores empresas aconteceu em Brasília com a presença do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. O ministro pontuou os principais desafios do setor elétrico em 2015, entre eles a renovação dos contratos de concessão das distribuidoras, a repactuação do risco hidrológico e a micro e minigeração distribuída, que permite a consumidores produzirem sua própria energia. Ao parabenizar a ANEEL pela promoção da eficiência e da qualidade no atendimento aos consumidores, afirmou: “Vencer 2015 é um prêmio para todas as empresas”.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais