Cidadeverde.com

Feito em Casa mostra acervo do Museu Municipal de Valença

Imprimir

Neste sábado(21), o Feito em Casa visitou o Museu Municipal de Valença, onde existem vários objetos antigos, de utensílios domésticos a móveis, que ajudam a contar a história, os costumes e as tradições da cidade.

Cineas Santos esteve no museu e destacou algumas preciosidades, como a fotografia do primeiro juiz negro do Piauí, que foi o dr. Durvino. Segundo o diretor do museu, Antônio José, o mesmo atuava na cidade na segunda década do século XX.

Também chamou a atenção do apresentador os baús, revestidos de couros, que somente familias importantes possuíam. Outra peça, que para Cineas tem uma historia "linda de viver ou de morrer" é o caixão de São Vicente, uma espécie de caixão da caridade, que servia para levar ao cemtério, os corpos de pessoas que não tinham condições de comprar seu próprio caixão.

Sobre esse objeto, uma história curiosa foi narrada pelo diretor do museu, que foi a história do João Urubu, um homem que costumava dizer que quando morresse não queria ser levado no caixão, pois representava uma declaração de pobreza absoluta. Mesmo assim, ao falecer, foi colocado no caixão e no trajeto o fundo se abriu e ele chega de rede no cemitério, como desejava.

Outros objetos, também com histórias curiosas, foram mostrados, como uma mesa de madeira que pertencia à família Barbosa e cujas gavetas sempre estavam cheias de dinheiro. De acorco com Antônio José, o dinheiro da família era tanto que era colocado no sol para não criar mofo.

Cineas ainda destacou uma peça de ferro usada para fazer hóstias. Para o apresentador, a mais rara de todo o acervo. Mostrou também um oratório de madeira, uma peça de barro utilizada para fazer cuzcuz e as telhas gigantes, de até um metro de comprimento, datadas de 1850. O apresentador lembrou a história de que no passado a medida dessas telhas era a coxa do escravo, mas para ele era impossível existir coxa desse tamanho. O diretor do museu aproveitou para acrescentar que telhas desse tamanho serviam para mostrar o poder aquisitivo das pessoas.

Ao final da visita ao Museu, Cineas convidou o público para conhecer o espaço, que para ele é uma das coisas mais bonita que existe na cidade.

Veja na íntegra a reportagem no Museu Municipal de Valença!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais