Cidadeverde.com

Comitê do Piauí recebe prêmio nacional por ações pelos direitos humanos

Imprimir
  • comite06.jpg Membros do Piauí reunidos para audiência com o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos
    Arquivo Pessoal
  • comite05.jpg Lurdinha Nunes, coordenadora do comitê, quando foi aprovada a minuta do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos
    Arquivo Pessoal
  • comite01.jpg Registro da audiência que criou o comitê, há 10 anos
    Arquivo Pessoal
  • comite02.jpg Cursos e outras ações do comitê são realizadas nos bairros da capital e interior do Piauí
    Arquivo Pessoal
  • comite03.jpg Comitê é formado por 70 entidades que se reúnem desde 2005
    Arquivo Pessoal
  • comite04.jpg Associações, ONGs e outras entidades fortalecem as ações do comitê em todo o Piauí
    Arquivo Pessoal

Um trabalho desenvolvido no Piauí foi um dos 18 vencedores da 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, promovido pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O anúncio dos vencedores foi feito nesta segunda-feira (23). 

O Piauí foi premiado na categoria "Pátria Educadora - Educação e Cultura em Direitos Humanos", por conta do trabalho desenvolvido pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí, criado para colaborar com a execução do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. 

Coordenado no Piauí por Lurdinha Nunes e Arnaldo Eugênio, o comitê reúne cerca de 70 entidades, entre associações, cooperativas e ONGs, e já mobilizou mais de 30 mil pessoas desde 2005, quando foi criado. São desenvolvidas ações coordenadas de educação, cultura, prevenção da violência, do uso de drogas e de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas. 

"É um grupo que trabalha mesmo por ideal. Não recebemos nada. Estou muito feliz pelo reconhecimento", disse Lurdinha Nunes, professora aposentada e hoje dedicada totalmente ao comitê e coordenadora do Movimento Nacional de Direitos Humanos. 

Foi das reuniões do Comitê, por exemplo, que surgiu a Associação das Prostitutas do Piauí, motivadas pelo trabalho de garantia dos direitos humanos para todos. Hoje, os piauienses são convidados para implantar os comitês de outros estados, caso recente do Espírito Santo, Amapá e Roraima. 

Veja um vídeo produzido em 2013 pelo Palácio do Planalto com o depoimento de Lurdinha Nunes sobre o trabalho em defesa dos direitos humanos:

O prêmio é á principal condecoração do governo brasileiro a pessoas ou entidades que promovem ações na área de Direitos Humanos, contribuindo para uma cultura de paz na sociedade. As categorias são definidas a cada ano, seguindo a evolução das conquistas no país e no mundo.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão presidida pelo secretário especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili, órgão vinculado ao ministério. Participaram da votação a cantora Ellen Oléria, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Moacir Gadotti, a coordenadora do Núcleo de Estudos Para a Paz e Direitos Humanos da Universidade de Brasília, Nair Bicalho, a professora a Nazaré Tavares e o militante de Direitos Humanos, Paulo Carbonari.

A entrega do prêmio será feita no dia 10 de dezembro, quando também se comemoram os 67 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Confira a relação dos premiados:

1. Defensores de Direitos Humanos - "Dorothy Stang": Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular (MG)

2. Direito à Memória e à Verdade: Memorial da Resistência de São Paulo (SP)

3. Prevenção e Combate à Tortura: Ricardo Lewandowski (SP)

4. Combate e Erradicação ao Trabalho Escravo: Brígida Rocha dos Santos (MA)

5. Pátria Educadora - Educação e Cultura em Direitos Humanos: Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí (PI)

6. Comunicação e Direitos Humanos: Leonardo Sakamoto (SP)

7. Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua: Clínica de Direitos Humanos Luiz da Gama da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (SP)

08.  Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência: Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná – OAB Paraná: Projeto OAB Cidadania (PR)

09.  Promoção e Respeito à Diversidade Religiosa: Rad Assis Brasil Ugarte (SP)

10. Garantia dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT: Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl – Projeto Expressão de Gênero da infância à juventude e Faces da Homofobia (SC)

11. Acesso à Documentação Civil Básica: Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (MG)

12. ECA 25 anos: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente: Tiana Maria Sento-Sé Chaves (RJ) - In Memoriam

13. Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa: Edusa César Menezes de Araújo Pereira (PE)

14. Inclusão da Pessoa com Deficiência: Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (RJ)

15.  Igualdade Racial: Silvana do Amaral Verissimo (SP)

16.  Autonomia das Mulheres: Rede Thydêwá (BA)

17. Garantia dos Direitos da População Indígena, Quilombolas e dos Povos e Comunidades Tradicionais: Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas – CONAQ (DF)

18. Selo Nacional de Acessibilidade: Gabinete Digital da Prefeitura Municipal de Caruaru (PE)

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais