Cidadeverde.com

Corregedoria da PM alerta que policiais em atividades paralelas podem ser punidos

Imprimir

Embora comuns, os chamados "bicos" feitos pelos policiais militares para complementar os salários não são permitidos pelo estatuto da Polícia Militar. O major Jorge Lima, em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (25), destacou que o policial que exerce atividade paralela pode ser punido. Transportando um malote com R$ 37 mil na tarde da última segunda-feira (23), o cabo Erisvan Mesquita foi morto a tiros na zona Sul. A suspeita é de que ele prestava serviços a uma rede de postos de combustíveis. 

O major esclarece que a legislação que trata da atividade militar não proíbe expressamente uma atividade extra, mas ao mesmo tempo não prevê um outro trabalho. 

"O que ocorre é que temos uma vasta legislação, que vem desde a consituição. Juridicamente, o estatuto não prevê atividade paralela e não autoriza a fazer, então não seria permitido. A ação não é expressamente vedada, mas não sendo permitida, o que se entende é que é proibida", disse.  

Ele comentou ainda que a punição não é grave, por não se tratar de um crime militar, mas os policiais flagrados exercendo trabalhos fora da corporação podem ser advertidos. 

"Quando chega à corregedoria, nós apuramos. Não quer dizer que a corregedoria só pune, mas temos que apurar uma irregularidade. Lógico que não chega a ser um crime, seria uma transgressão disciplinar. Conforme cada caso, estaríamos analisando de acordo com o processo, poderia haver advertência, repreensão ou detenção, depende do caso", esclareceu.  

Quanto à situação salarial dos policiais, principal motivo que faz com que procurem um trabalho extra, o major declarou que o comando da PM tem buscado alternativas. "Já foram criadas operações planejadas para, além de surprir a carência de efetivo, melhorar a condição salarial. Ele trabalha em seu horário de folga e recebe horas extras", disse. 

Com pouco mais de 6 mil policiais em seu efetivo, a PM prevê o chamamento de pelo menos mais 400 homens e mulheres nos próximos meses. 

 

Maria Romero (Com informações de Francisco Lima)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais