Cidadeverde.com

Obra do Porto de Luís Correia deve durar 2 anos, diz secretário

Imprimir

O governador Wellington Dias anunciou nesta quarta-feira (25) que as obras do porto de Luís Correia serão retomadas em até 40 dias. O Executivo vai gastar R$ 20 milhões na 1ª fase da obra, que consiste na construção de um cais de atracação para embarcações turísticas e pesqueiras. Os recursos são oriundos de operações de crédito. Segundo o secretário de Transportes, Guilhermano Pires, a construção do porto ficará a cargo do Exército e deverá ser concluída em 2 anos. 

Foto: Thiago Amaral

“Nessa primeira etapa será feito o cais de atracação para embarcações turísticas e pesqueiras. Serão necessários R$ 20 milhões para finalizar essa etapa. A partir daí teríamos um porto operacional. Com o projeto de cálculo estrutural e arquitetônico da região sendo aprovado pelo Ministério da Defesa, o Exército começará a obra. O projeto é quem vai dizer enquanto tempo ela será feita, mas acreditamos que em até 2 anos”, explicou o secretário durante entrevista ao Jornal do Piauí. 

Concluída a primeira etapa, o secretário disse que o governo fará um estudo de viabilidade econômica para uma possível ampliação. “Vamos providenciar um estudo econômico e ver a possibilidade de, em um 2º momento, transformar o porto para receber graneis sólidos e líquidos. Dependendo desse estudo e da batimetria é que vamos saber verdadeiramente a capacidade desse porto, bem como a profundidade do canal e toda a vocação econômica que a região tem para transformar o porto de Luís Correia. Esse porto não é concorrente ao de Itaqui e Pecém, é mais um porto complementar”, afirma o gestor.

De acordo com o secretário, o governo pediu a ajuda do Exército já que não admite mais erros na execução da obra. Há problemas na prestação de contas do que já foi feito junto ao Tribunal de Contas da União. 

“A obra que foi realizada era com dinheiro do Ministério dos Portos. Há um problema na prestação de contas dessa obra, a partir do acordo com o Ministério dos Portos e o TCU, nós vamos ter condições de retomar a obra, mas será com dinheiro do Estado através de operações de crédito”, disse Guilhermano.

Quando tiver concluído, o secretário ressalta que o porto poderá receber linhas de crédito. Quando o porto tiver organizado existem varias linhas de crédito para dragagem e melhoria em equipamento que só estão disponíveis para porto em funcionamento”, declarou.

Ponte do Meio

Guilhermano falou ainda sobre a Ponte do Meio, que deve ser liberada para o tráfego no dia 8 de dezembro. “Até o dia 8 ela (ponte) estará com a primeira parte asfaltada sendo liberada ao tráfego para a interdição da ponte JK no sentido centro-leste. Em seguida será feita a recuperação dos taludes,  o alargamento e reforço na estrutura”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais