Cidadeverde.com

Água Branca é certificada com selo Objetivos do Milênio da ONU

Imprimir

Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira (26), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), a Prefeitura de Água Branca recebeu o selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que premia as boas práticas para o alcance das metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O município recebeu a certificação por conta do “Projeto Nascer Saudável”, promovido através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, lembra que o município já foi certificado pela ONU em razão das boas práticas na Educação. “Agora estamos sendo reconhecidos pela ONU na área da Assistência Social. Todas as iniciativas em torno do alcance das metas do milênio são louváveis e devem continuar sendo priorizadas por governos e por outras iniciativas. Vamos continuar com o Programa Nascer Saudável e buscar implementar outras ações que promovam o desenvolvimento social”, diz o gestor.
 
A outorga do selo foi concedida pela Rede dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Piauí, em conjunto com a Secretaria de Governo da Presidência da República (SG-PR), a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), dentre outros integrantes da Rede ODS Piauí.
 
O Selo ODM, juntamente com o Certificado de Reconhecimento, foi entregue a mais de 40 organizações governamentais, não-governamentais e empresariais pelas ações em prol das metas do milênio da ONU.
 
O projeto Nascer Saudável se destaca por promover os seguintes Objetivos do Milênio: acabar com a fome e a miséria; promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde da gestante.
 
Projeto Nascer Saudável
 
O Projeto “Nascer Saudável” consiste em atender mulheres gestantes que estão em situação de risco ou de vulnerabilidade social. Elas recebem atendimento psicológico, palestras e orientações sobre a maternidade, que vão desde os seus primeiros estágios, até os cuidados com os recém-nascidos.
 
As gestantes também participam de oficinas, onde aprendem a produzir o próprio enxoval. Ao término do projeto, as mamães recebem um kit com itens para as primeiras semanas de vida do bebê.
 
“Essas mulheres chegam aqui sem muito apoio emocional. Aprender a bordar, por exemplo, tem um efeito muito positivo nelas. Além de todo o suporte psicológico e social, elas também saem com a oportunidade de uma nova profissão”, diz Elizabeth Carlos, coordenadora do CRAS de Água Branca, onde as mães são atendidas.
 
Ao todo, mais de 100 mulheres já foram atendidas desde o início do “Nascer Saudável” que, atualmente, conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, assistente social e psicóloga.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais