Cidadeverde.com

Cria lança projeto para prevenir acolhimento de crianças e adolescentes

Imprimir

Está marcado para a manhã desta sexta-feira (27), a partir das 8h, o lançamento do Projeto Escola de Famílias, que será realizado pelo Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria) em parceria com  o Governo do Estado, por meio da SASC (Secretaria de Assistência Social e Cidadania). O projeto será executado na Unidade Escolar Florisa Silva, no bairro Promorar.

O projeto Escola de Famílias se propõe a trabalhar, de forma articulada, com a rede escolar, por meio de ações socioeducativas com crianças, adolescentes e suas famílias na tentativa de contribuir para o desenvolvimento dos alunos e para o fortalecimento das relações dentro das famílias, prevenindo assim, a ruptura dos vínculos familiares e comunitários e um consequente abrigamento.

De acordo com a coordenadora do Cria e assistente social, Francimélia Nogueira, a instituição trabalha com o resultado da desagregação familiar e do rompimento de vínculos dentro das famílias. E o projeto vai ser lançado no sentido de prevenir esse rompimento de vínculos e o acolhimento institucional de crianças e adolescentes.

“Claro que a gente não tem pernas para trabalhar toda a sociedade, mas é preciso focar em determinada área. Dentro da escola é um local viável porque é onde estão concentradas aquelas crianças. É a partir da comunidade escolar, que vamos identificar as crianças que, pelo comportamento, pela forma como chegam à escola, podem estar vivendo alguns problemas em casa. E então, a partir daí vamos juntar essas famílias e começar a fazer um trabalho com o intuito de restabelecer vínculos, de harmonizar essas relações conflituosas, evitando assim um rompimento e um possível afastamento dessas crianças”, enfatizou Francimélia.

O Escola de Famílias visa trabalhar a vulnerabilidade de famílias que pertençam à comunidade no entorno da escola. A ideia é focar num grupo que será acompanhado por uma assistente social e uma psicóloga do Cria, além de contribuir com a redução da evasão escolar.

“A gente quer mexer com a vida dessas crianças, adolescentes e de suas famílias, fazendo o que estiver ao nosso alcance, não vamos nos limitar ao que o projeto pode bancar financeiramente, a gente vai atrás da comunidade local, vai atrás de empresários, para trabalhar, por exemplo, a questão do empoderamento das famílias com cursos profissionalizantes e capacitação. O Cria está muito feliz por iniciar esse projeto que tem o foco na prevenção”, finalizou a coordenadora.

O projeto Escola de Famílias terá duração de dois anos e seu lançamento acontecerá simultaneamente à reinauguração da Escola Florisa Silva, localizada no bairro Promorar, zona sul de Teresina.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: adoção