Cidadeverde.com

Criado protocolo e comitê epidemiológico para gestantes de bebês com microcefalia

Imprimir

O secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa, afirmou que já foi elaborado um protocolo e foi criado um comitê epidemiológico para os casos de microcefalia em bebês de quatro gestantes do Piauí e que foi estabelecido o ponto de referência na Maternidade Evangelina Rosa, onde foi formada por uma equipe de reumatologias, oftalmologistas, fonoaudiólogos e neurologistas. 

“Para fazer esse suporte com infectologistas e fazer o acompanhamento tanto das crianças como das gestantes que possam também vir a ser identificadas com fetos que possam microcefalia”, explicou o secretário sobre as providências pra se melhor conduzir esses processos.

Francisco Costa informou também que o maior número dessas gestantes deve ser registrado em Teresina, mas que em outras cidades também deve haver registros. “Também estamos fazendo busca ativa para saber se não houve nenhum caso que passou despercebido e possamos tomar maior cuidado em todos os casos que tiverem confirmação”, complementou.
Ele confirmou que são 36 casos de microcefalia no Piauí, registrado pela Sesapi, mas que no relatório do Ministério da Saúde são 27, porque não está atualizado. "Um relatório é divulgado toda terça-feira e na próxima terça com certeza haverá aumento no número de notificações", explicou o secretário sem informar quantos casos confirmado em cada cidade. 
Ele disse ainda que Teresina não está em situação de emergência em relação aos casos de dengue, porque embora apresente o maior número de casos, proporcionalmente ao número da população, as outras três cidades em estado de emergência apresentam maior número, que são Alegrete, Avelino Lopes e Santana do Piauí.

Nesta sexta-feira (27), uma reunião no Palácio de Karnak discutiu medidas de contingência e emergência para o aumento de nascimentos com casos de micrcefalia em todo o Brasil e no Piauí.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais