Cidadeverde.com

Regina diz que votará por cassação de Delcídio: “não tem perdão”

Imprimir

A senadora Regina Sousa (PT) voltou a defender nesta sexta-feira (27) seu voto pela soltura do senador Delcídio Amaral. Ele foi preso na quarta-feira acusado de obstruir o trabalho da justiça na operação Lava Jato. Por ser parlamentar, ficou nas mãos do Senado decidir se ele respondia as acusações em liberdade. O placar foi de 59 a 13 pela permanência da prisão. A petista, embora ache que Delcídio não tem perdão, sustenta que seu posicionamento foi para preservar a Constituição.

“Eu não votei pelo Delcídio. O que ele fez não tem perdão, não tem explicação, não tem justificativa. Eu votei pelo cumprimento do rito. Tem senador que já matou gente dentro do senado e não foi preso na hora porque tinha que seguir o rito. É o artigo 55 da Constituição que tem que ter a permissão do Senado se for flagrante ou crime hediondo. Em outro caso não pode ser feita a prisão daquela maneira”, argumentou durante entrevista ao Jornal do Piauí.

“Outras prisão virão e vão aparecer aqueles dizendo que o caso é diferente. O voto foi pela coerência e que valha para todos. Eu sou signatária de duas PECs de outros senadores que acabam com o foro privilegiado. Estamos propondo mexer na Constituição para acabar o foro privilegiado e o parlamentar ser tratado como todo mundo. Mas, enquanto a lei existir, vamos cumprir como ela é para evitar as exceções”, continuou.

Segundo Regina Sousa, a própria Procuradoria Geral da República (PGR) já dizia que, em caso de dificuldade por se tratar de parlamentar, que fosse feito o afastamento imediato de Delcídio. “Ou uso de tornozeleira e limitação de comunicação. Era isso que o Senado tinha que ser feito. Ia ser praticamente uma prisão. Isso facilitaria até o processo de cassação que, com certeza, na próxima semana será dado entrada. As coisas se resolviam até mais rápido. Não foi defendendo o que ele fez. É uma maldade as pessoas acharem isso de mim. Foi defendendo o rito, até porque, pelo mesmo motivo que prenderam ele, poderiam ter prendido o Eduardo Cunha”, se defende.

E se o caso terminar em processo de cassação, Regina já adiantou que vota a favor. “Eu voto pela cassação. Agora tem que cumprir e julgar o processo. O que ele fez é abominável”, declarou.

A parlamentar criticou os vazamentos constantes das investigações da Operação Lava Jato e a nota emitida pelo PT sobre a prisão de Delcídio. O partido disse que não era obrigado a se solidarizar com o senador. “A nota foi intempestiva porque foi só o presidente que falou, causando até conflitos internos”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]   

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais