Cidadeverde.com

Defesa Civil descarta chance de novo temporal na região Sul do Piauí

Imprimir

O diretoria da Defesa Civil do Estado, Vitorino Tavares, praticamente descartou a possibilidade de um novo temporal ocorrer na região Sul do Piauí. A declaração foi feita no Jornal do Piauí desta sexta-feira (27), um dia após ventos fortes espalharem destruição em Fartura e São Raimundo Nonato, cidades localizadas a mais de 500 quilômetros de Teresina.

"Isso nos pegou de surpresa. Há uma possibilidade de 40%, mas nada que assuste ou preocupe. De qualquer forma, vamos usar os dados dos boletins para passar informações para que as famílias desses locais possam se precaver", comentou o gestou durante entrevista no Jornal do Piauí.

O temporal na região Sul do Piauí aconteceu na noite de quinta-feira (26) e causou mais estragos em Fartura, cidade de pouco mais de 5 mil habitantes localizada a 610 quilômetros de Teresina. No município, uma pessoa morreu e pelo menos duas ficaram feridas em decorrência dos fortes ventos. O teto de uma igreja desabou, o muro de um cemitério caiu e dois postos de combustíveis ficaram parcialmente destruídos. Além disso, várias casas ficaram destelhadas.

Por enquanto, o auxílio às famílias atingidas pelo temporal está sendo feita pela Defesa Civil do município, mas Vitorino Tavares colocou a Defesa Civil do estado à disposição para ajudar. "A responsabilidade agora é da Defesa Civil do município. Se ela não for capaz de resolver o problema, que chame a Defesa Civil do estado. Nós estamos prontos e na expectativa de poder ajudar de alguma forma", afirmou.

"Depende da demanda. Qualquer que seja ela, o Governo do Estado e a Secretaria da Defesa Civil procurarão ajudar neste momento, principalmente na questão de habitação, se houver tido algum problema, questão de água, que a gente já vem resolvendo, e qualquer outra assistência no sentido de que se possa ajudar e reduzir os efeitos desse temporal que ocorreu em Fartura e São Raimundo Nonato", complementou.

Segundo o diretor da Defesa Civil do estado, já é possível dizer o que provocou o temporal que atingiu a região na noite de quinta-feira. "Está havendo um fenômeno nesse momento de aquecimento do Atlântico Norte e isso está mostrando que poderão ocorrer alguns temporais sobretudo na região Sul do Piauí e no Norte da Bahia", explicou Vitorino Tavares.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais