Cidadeverde.com

FMS realiza panfletagem sobre dengue, zika e chikungunya

Imprimir
  • unnamed.jpg Divulgação
  • unnamed_(8).jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação

“Para combater a dengue, a chikungunya e a zika, a população e a água não podem ficar parados” afirma Júlia Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Fundação Municipal e Saúde (FMS) ao entregar um panfleto durante ação na manhã de hoje (28), no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Coelho de Resende, no Centro da cidade, onde foram mobilizados motoristas, motociclistas e pedestres para o combate ao Aedes aegypti.

“Está se aproximando o período das chuvas, época mais comum de ocorrência da dengue. A prevenção da proliferação da doença passa pela eliminação do mosquito e depende do apoio da população, já que ainda não existem medicamentos específicos para combater o vírus ou vacinas que previnem que a pessoa adoeça. Daí a importância de realizarmos ações como essa que chamam a atenção da população, já que é responsabilidade de todos a eliminação de criadouros do mosquito”, lembrou Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses que também esteve presente na panfletagem.

A equipe do Núcleo de Educação em Saúde montou um estande no local e, com o uso de faixas e material educativo, mobilizou tanto pedestres como motoristas que estavam nos arredores das ruas a aderir às estratégias de combate ao mosquito.

“Como não existem medidas de controle específicas por meio de medicamento, o controle está centrado na redução do mosquito mantendo as casas e terrenos sempre limpos, livre de água parada para eliminar os possíveis criadouros” destaca Oriana Bezerra, lembrando que a Prefeitura de Teresina  por meio da FMS tem agido de forma rotineira e constante com atuação dos agentes de endemias por toda a cidade, além de ações em parceria com escolas e outras instituições.

Cuidados que devem ser tomados

Não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guardar sempre em local coberto e abrigados da chuva; tratar adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvaziar completamente, não deixando poças d´água; entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guardar sem água em local coberto; verificar se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpar pelo menos uma vez por semana e, se não estiver usando, deixar fechados; guardar garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo; lavar com escova e sabão as vasilhas de água e comida dos animais uma vez por semana; retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lavar a bandeja com sabão; não deixar acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e manter os pratos dos vasos de planta sem água. Depositar terra para ajudar a drenagem.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais