Cidadeverde.com

Alunos do sistema penitenciário do Piauí participam de revisão geral para o Enem

Imprimir
  • enem-custodia01.jpg Foto: Sejus-PI
  • enem-custodia02.jpg Foto: Sejus-PI
  • enem-custodia03.jpg Foto: Sejus-PI
  • enem-custodia04.jpg Foto: Sejus-PI
  • enem-custodia05.jpg Foto: Sejus-PI
  • enem-custodia06.jpg Foto: Sejus-PI

Alunos do sistema penitenciário do Piauí participaram da revisão geral para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL 2015, que aconteceu na manhã deste sábado (28), na Casa de Custódia de Teresina. Ao todo, 223 detentos estão buscando uma vaga no ensino superior ou concluir o ensino médio.

Condenada por tráfico de drogas, a detenta da penitenciária Feminina de Teresina, Amanda, está dedicando seu tempo de pena para se tornar advogada. "Sempre tive a vontade de fazer o Enem e eu tenho certeza que vou passar e me tornar advogada", disse.

O professor de matemática "Ribinha" leciona há 34 anos e nunca tinha dado aula dentro de um presídio. "Acho muito importante a iniciativa de proporcionar a esse público essa oportunidade", afirmou.

Um dos reeducandos, Raimundo de Oliveira, já possui o ensino médio completo e, agora, quer cursar Direito. "Estou me esforçando. Lendo meus processos e os dos outros colegas, me aproximei e comecei a querer aprender mais sobre Direito. Minha perspectiva de futuro é sair daqui e voltar a cuidar de meu filho e meus pais", diz.

Na revisão, foram abordadas as disciplinas de Linguagem, Filosofia e Sociologia, Matemática, Química e Redação. O Enem nas penitenciárias do Piauí seguirá os mesmos moldes do aplicado em todo país nos dias 24 e 25 de outubro. As provas serão realizadas nas próprias unidades prisionais.

A revisão foi realizada pela Secretaria de Justiça e pela Secretaria de Educação do Estado e reuniu detentos das penitenciárias Irmão Guido, Feminina de Teresina, Colônia Agrícola Major César Oliveira, Casa de Detenção de Altos e da Custódia. Internos de 13 unidades prisionais do Piauí vão fazer o Enem. No interior, os estudantes do sistema penitenciário também estão tendo revisões.

"É um marco na história do sistema penitenciário piauiense. Pela primeira vez, estamos realizando uma revisão desse porte, reunindo um grande número de reeducandos. Estão todos se dedicando muito e torcemos para que eles possam alcançar êxito e mudar de vida", declarou o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

Com informações da TV Cidade Verde e Sejus
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais