Cidadeverde.com

Sushi engorda? Só se você comer demais!

Imprimir


A comida japonesa tem se tornado muito popular e uma das razões disto é o fato de esta comida ser considerada saudável. Mas será que o sushi engorda? É o que vamos explorar neste artigo.

A culinária japonesa tem grande aceitação ao redor do mundo, devido ao seu sabor único e por ser leve e saudável, uma vez que a base para seus pratos é o peixe.

A fama da comida japonesa ser light e saudável, tem feito com que as pessoas tenham em seus pratos um aliado para manter a boa forma. Essa fama é devido ao fato de que a comida japonesa é rica em proteínas e ômega 3, além de ferro, iodo, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas e ácido fólico que são essenciais para o nosso organismo, contribuindo para o seu funcionamento adequado.

A culinária japonesa possui vários produtos feitos a partir da soja e que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim presente no sangue, e evita o entupimento das artérias.

A comida japonesa também é rica em antioxidantes que estão presentes no gengibre, cogumelos e chá verde. Uma vez que essas especiarias orientais são muito utilizadas no preparo dos seus mais diversos pratos, contribuem para prevenir o envelhecimento precoce, auxiliam na digestão e no sistema imunológico.

 

 


Comida japonesa na dieta: Sushi engorda ou não?

Um dos pratos da culinária japonesa preferidos de todos os brasileiros é sem dúvida o sushi, de salmão ou atum. No entanto para saber se o sushi engorda ou não, se ele realmente é saudável devemos analisar os ingredientes usados para compor o sushi.

Acredita-se que o verdadeiro sushi originário do Japão é o grande responsável pela boa forma e saúde dos japoneses. No entanto, o sushi que vemos aqui no Brasil é composto pelos mais diferentes ingredientes, como cream cheese, maionese, chocolate, manga, goiaba, ou até mesmo sushi empanado como é visto por aqui.

Tais ingredientes podem comprometer o valor calórico do sushi, e aí, sendo assim, pode-se dizer que o sushi engorda. Pois, a versão com cream cheese e maionese possui grande quantidade em gordura saturada, além de que a versão empanada passa por um processo de fritura o que o torna rico em calorias e gorduras saturadas, contribuindo para um aumento do risco de desenvolver doenças do coração.

No entanto o fato de afirmar que o sushi engorda ou não pode ser um mito, pois, como qualquer outra comida, se for consumida em excesso pode engordar.

Em média cada unidade de sushi de salmão ou atum apresenta cerca de 40 calorias. Vale lembrar que o seu potencial calórico pode aumentar dependendo dos ingredientes constituintes do sushi e dos molhos para acompanhamento. Uma colher de molho shoyo possui cerca de 15 calorias. Uma opção menos calórica é o molho shoyo light que pode variar de 7 a 10 calorias.

Com relação aos molhos é importante cuidar também do teor de sódio presente em cada um deles, pois o excesso de sódio dificulta a eliminação de líquidos, o que pode acarretar em um aumento de peso e, portanto, pode-se desta forma dizer que o sushi engorda sim.


Fonte: Glicose

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais