Cidadeverde.com

Médico aconselha uso de repelente em gestantes para evitar infecção por zika

Imprimir

A relação entre os casos de microcefalia em bebês de mães picadas pelo mosquito Aedes aegypti e infectadas pelo zika vírus tem preocupado autoridades em Saúde. O médico obstetra Maurício Nogueira, ressalta que mulheres gestantes ou que desejam engravidar devem redobrar os cuidados e, inclusive, fazerem o uso constante de repelentes para evitar a contaminação.

"O primeiro a se fazer é evitar a presença e multiplicação do mosquito. Os cuidados que temos que ter com a dengue são os mesmos para a zika. Além dos cuidados com o ambiente, cuidados pessoais são imprescindíveis como o uso de repelentes, caso visitem locais com possíveis criadouros do mosquito", disse Nogueira. 

O infectologista Carlos Henrique Nery ressalta ainda que existem muitos pontos a serem avaliados sobre relação entre zika e microcefalia. 

"É tudo muito novo. Estamos no momento em que a gente sabe do fato- dessa situação extrema que são os casos mais graves de transmissão congênita que leva a microcefalia- mas não sabemos muita coisa, como por exemplo, outros casos que podem estar sendo transmitidos de forma menos grave. A Ciência tem que vir na frente fazendo a investigação. Nessa situação de ameaça iminente, todo cuidado é pouco", disse Nery. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o especialista disse que, se possível, as mulheres devem evitar a gravidez e ressalta ainda que o momento é de unir forças para barrar o avanço do mosquito.

 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais