Cidadeverde.com

Coletânea de Clarice Lispector é considerada um dos melhores livros do ano

Imprimir

Finalmente reunidos em uma única obra, os contos de Clarice Lispector, The complete stories, está na lista do New York Times dos 100 melhores títulos do ano. A coletânea, organizada pelo escritor e pesquisador Benjamin Moser, está na lista de títulos de não-ficção (a lista completa inclui, ainda, os ficcionais), eleitos por editores do jornal e resenhados por críticos literários.

The complete stories foi resenhado por Terrence Rafferty, que o considerou uma obra perigosa. “É um livro perigoso para ler rapidamente ou de forma casual, porque é consistentemente delirante”, explicou Rafferty. Segundo ele, as percepções da escritora ucraniana naturalizada brasileira variam entre o mundano e o metafísico. “Depois de um tempo, você não sabe onde está. Se no livro ou no mundo”, complementou. Ao lado de nomes como Machado de Assis e Jorge Luis Borges, o crítico considera Clarice Lispector uma das vozes mais originais da literatura latino-americana.

Moser, organizador do livro, é biógrafo de Clarice e se dedica a investigar suas obras há alguns anos, desde que passou a estudar língua portuguesa e descobriu a literatura clariceana. Já chegou a compará-la a Kakfa e Espinoza.

Fonte: Correio Braziliense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais