Cidadeverde.com

Aula inaugural marca chegada do Parfor em Anísio de Abreu

Imprimir

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/Uespi promoveu na cidade de Anísio de Abreu aula inaugural para recepcionar seus novos alunos na manhã de sábado (12) na Unidade Escolar Letícia Macêdo. A cidade conta agora com os cursos de Matemática e Educação Física ofertados pelo Parfor/Uespi.

Em discurso, o prefeito da cidade Isaac Antão ressaltou a importância da implantação dos novos cursos. "Anísio de Abreu está ganhando muito com a entrada do Parfor, pois está abrindo a possibilidade de nossos professores conquistarem a tão sonhada graduação, proporcionando a eles uma formação melhor. Isso irá afetar diretamente a qualidade da educação não só da cidade mas também das regiões no entorno do município de Anísio de Abreu", declarou.

Na cidade fizeram a matrícula quase 100 alunos nos cursos de Educação Física e Matemática, para a Secretária de Educação de Anísio de Abreu, Solange Carneiro, a chegada do Parfor foi uma conquista muito grande, "sabíamos que o Parfor existia em outras cidades, e ele ter chegado a nossa cidade foi uma oportunidade única, a procura pelos curso ofertados foi muito grande, já tem pessoas nos procurando para saber se vai abrir outras turmas, então esse é o primeiro passo para que muitos professores consigam sua segunda licenciatura e também a sua primeira".

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa do governo federal, mantido pelo Ministério da Educação e gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), quem executa o Parfor são as instituições de ensino superior, no Piauí são três instituições, UFPI, IFPI e Uespi, em Anísio de Abreu será articulado na Uespi.

O coordenador Geral do Parfor, Raimundo Dutra, apresentou aos novos alunos o programa, estrutura e funcionalidades, ressaltando a atuação do programa no estado no estado do Piauí, " a chegada do Parfor na cidade de Anísio de Abreu faz parte do projeto de expansão do programa no Piauí, a meta do Parfor está sendo atingida, nós já atuamos em 25 munícipios e estamos alcançando mais 4 (Anísio de Abreu, Água Branca, Beneditinos e Castelo do Piauí)  do ano de 2010 até hoje foram formados quase 6 mil alunos, novos professores e na última oferta foram quase 2 mil alunos inscritos e hoje chegamos de fato a Anísio de Abreu, trazendo o que eu acredito como pesquisador da área, a melhor política de formação de professores".

A aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do curso de Educação Física do Parfor, Aurenice Sampaio, com a temática "Ser professor no mundo contemporâneo: Paradigmas e Desafios", onde foi abordado a formação inicial e continuada dos professores, os desafios da educação contemporânea, a utilização das tecnologias nas novas práticas de ensino diante das mudanças da sociedade. Finalizada a aula foi realizado um coffee break com os alunos, professores, coordenadores e os políticos presentes.

O evento contou com a presença do prefeito Isaac Antão de Carvalho Neto; do vereador Ednaldo Honório; do supervisor de Ensino do Estado, Juraci Bruno; da secretária de Educação da cidade, Solange Carneiro; do coordenador geral do Parfor, Raimundo Dutra e da coordenadora do Curso de Educação Física Aurenice Sampaio. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais