Cidadeverde.com

PMT coleta 152 toneladas de lixo na primeira “Faxina nos Bairros”

Imprimir

A Prefeitura de Teresina, através do trabalho conjunto das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), recolheu durante a primeira etapa da “Operação Faxina Nos Bairros” um total de 152 toneladas de lixo dos bairros Parque Brasil I e II (zona Norte), Santa Cruz (Sul), Morros (Leste) e Parque Ideal (zona Sudeste).

Estes bairros foram escolhidos para esta etapa de limpeza por apresentarem os números mais altos de infestação de mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa).

Foram recolhidos 26.740 kg de lixo da zona Sul da cidade, 9.150 kg de lixo da zona Leste, 4.4110 kg de lixo da zona Sudeste e 72.440 kg da zona Norte. “O momento exige esforço coletivo de combate ao mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde confirmou que o Zika vírus é a causa mais provável para o aumento de casos de microcefalia no Nordeste. Vamos nos engajar no combate ao transmissor da doença, que é o mosquito”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua.

A “Faxina nos Bairros” faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti e tem por objetivo mobilizar os teresinenses para a prevenção de doenças causadas pelo mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya, por meio da intensificação na coleta do lixo e entulho residencial. A ação terá prosseguimento e já está agendada também para o próximo sábado, 26 de dezembro, e para os dias 02 e 09 de janeiro de 2016, sempre contemplando todas as regiões da cidade. 

“Esse é o momento das pessoas colocarem no lixo aquele móvel velho, vasilhas, pneus, enfim, tudo aquilo que possa estar nos arredores da residência acumulando água”, acrescenta Francisco Pádua.

Dia 26 de dezembro, sábado, os bairros Marquês (zona Norte), Lourival Parente (zona Sul), Cidade Jardim (zona Leste) e Dirceu I (zona Sudeste) recebem a “faxina”. No dia 2 de janeiro é a vez dos bairros Alto Alegre (zona Norte), Sacy (zona Sul), Noivos (zona Leste), Dirceu II (zona Sudeste) receberem as equipes da prefeitura para limpeza. Os bairros Parque Alvorada (zona Norte), São Pedro (zona Sul), Fátima (zona Leste) e Extrema (zona Sudeste) serão “faxinados” no dia 9 de janeiro.

Na primeira etapa da “Faxina Nos Bairros”, ao todo trabalharam 120 homens do setor de limpeza na zona Sul da cidade, 100 homens na zona Leste, 50 homens na zona Sudeste e 120 homens na região Centro/Norte da capital. Agentes de endemia e agentes de saúde também acompanharam o trabalho de “faxina”, no total de 24 trabalhadores da FMS, assim como os gestores das três Regionais de Saúde e da sede da Fundação.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais