Cidadeverde.com

Secretário garante: edital para nova maternidade será lançado em janeiro

Imprimir

Foto: Thiago Amaral / Cidadeverde.com

O secretário da Saúde do Piauí, Francisco Costa, garantiu que o edital de licitação para a construção da nova maternidade será lançado na primeira quinzena de janeiro de 2016. A nova maternidade substituirá a Evangelina Rosa e tem previsão de conclusão para, no máximo, 3 anos.

Entretanto, para amenizar, em curto prazo, os problemas da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), o gestor afirmou que o foco será fortalecer os hospitais do interior do Estado, para conter a demanda de gestantes enviadas à capital. "A grande maioria dos partos realizados aqui não é de alta complexidade, que é o perfil da maternidade. Hoje a Evangelina Rosa está sobrecarregada de casos de baixo risco, o que era para acontecer nos hospitais do interior e nas maternidades da periferia da capital, mas isso não é feito", argumenta o gestor.

Francisco Costa descartou a possibilidade de ampliar a Evangelina Rosa, pela falta de estrutura do local. "A ideia é retirar da maternidade os casos de baixo risco, que podem ser resolvidos em outro local. Agora, o governo tem um projeto para cofinanciar a contratação de profissionais em municípios próximos de Teresina, que geralmente são os que mandam mais gestantes para a Evangelina Rosa. Eles irão resolver os casos de baixo risco. Em Demerval Lobão, por exemplo, a equipe que será contratada fará partos de baixo e médio risco, também para cidades no entorno. Assinamos ainda o contrato para a construção de Centros de Parto Normal em várias cidades, como Parnaíba, Floriano, Picos e São Raimundo Nonato", completou.

Outra medida emergencial citada pelo secretário é a conclusão de UTIs Neonatal em Floriano, Picos e Parnaíba, o que iria reter nessas regiões os partos de alto risco, ajudando a desafogar a maternidade.

Areolino de Abreu

Francisco Costa comentou também sobre os entraves da saúde mental no Piauí. Segundo ele, o problema do Areolino de Abreu é principalmente os egressos do sistema penitenciário. "Precisamos fortalecer, em Teresina, esse setor. Temos o objetivo de levar os pacientes para a residência terapêutica, para serem acompanhados pela rede Caps. Queremos fazer o caminho inverso, tirar os pacientes do hospital. Também precisamos fortalecer esses atendimentos no interior", finalizou.

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais