Cidadeverde.com

Caravana da Rabeca chega a Teresina para última apresentação amanhã

Imprimir

Depois de percorrer 19 cidades do Piauí, a 4ª edição da Caravana da Rabeca chega a Teresina nesta quarta-feira (06) para sua última apresentação.  A Orquestra de Rabecas de Bom Jesus apresenta espetáculo junto com as companhias de dança e teatro da cidade, a partir das 19h, no Palácio de Karnak.
 
Unindo o som rústico da rabeca, instrumento tocado há mais de 300 anos no Piauí, com espetáculo de dança e teatro, a Caravana da Rabeca busca difundir o instrumento e proporcionar arte em todo Estado, dando oportunidade a novos artistas. O espetáculo “O sonho de Clarinha e Joca” é fruto de oficinas permanentes com alunos da escola pública.
 
“Fomos bem recebidos em todas as cidades que passamos. Muita gente se emocionou com o espetáculo e nós sempre colocamos que esse é um presente de fim de ano para os piauienses. Os jovens que se apresentam também estão empolgados, porque alguns deles participam das oficinas desde o início”, conta a coordenadora da Caravana da Rabeca, Adelina Barbosa.
 
A caravana partiu da cidade de Currais no dia 18 de dezembro e passou pelas cidades de Santa Luz, Cristino Castro, Palmeiras do Piauí, Bom Jesus, Redenção do Gurguéia, Curimatá, Parnaguá, Corrente, Gilbués, São João do Piauí, Caracol, Bertolínia, Floriano, São Julião, Picos, Murici dos Portelas, Parnaíba, Alto Longá e nesta quarta-feira será a vez de Teresina.
 
Os jovens que participam da caravana são alunos das oficinas de rabeca, teatro e dança, que acontecem desde o início do ano, em Bom Jesus. Na cidade já existe a primeira orquestra de rabecas do Brasil e os jovens, além de tocar, também fabricam o instrumento. A Secretaria Estadual de Cultura pretende ampliar o número de jovens atendidos, bem como a criação de escolas em outras regiões, promovendo a disseminação da cultura e a preservação das riquezas do Estado.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais