Cidadeverde.com

Excesso de cuidado com a pele é prejudicial

Imprimir

Pequenos hábitos fazem toda a diferença para quem busca uma pele de pêssego. O tripé básico é formado por higienização, hidratação e proteção contra o sol. Gastar alguns minutos do seu dia com esses cuidados pode render uma aparência anos mais jovem no futuro.


Limpeza da pele
A dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética, de São Paulo, diz que uma boa limpeza começa pela escolha do sabonete certo para seu tipo de pele. Ela alerta às pessoas com pele oleosa para que evitem lavar o rosto toda hora. "Fazendo isso, você tira a oleosidade natural da pele. Além de oleosa, ela vai ficar desidratada", explica. Outra razão para higienizar a pele é facilitar a penetração de produtos, explica Meire Brasil Parada, da unidade de cosmiatria do departamento de dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 


Protetor solar e hidratante
Ambas as dermatologistas concordam que, além da higienização, o uso de protetor solar e hidratação são fundamentais. A maquiagem está liberada, desde que seja retirada à noite, antes de dormir. "Hoje em dia, existem maquiagens excelentes com filtro solar, antioxidante ou hidratante. Elas passaram a ser um produto até mesmo de tratamento", explica Meire. 

 


Cuidados com a pele depois dos 30 anos
Depois dos 30 anos, os níveis de elastina e colágeno começam a cair mais rapidamente. Para prevenir o envelhecimento precoce, Cristine Carvalho recomenda o uso de ácido retinóico três vezes por semana. Outra dica é investir em um antioxidante, como uma emulsão de vitamina C. "É muito mais fácil prevenir do que tratar", diz a dermatologista. Vale lembrar que a saúde da pele também depende de uma alimentação saudável e um sono de qualidade. Sol e cigarro são os principais vilões. 


Cuidado com excessos
A dermatologista também alerta para não exagerar no banho. "Não precisa passar sabonete várias vezes, nem ficar se esfregando com a ducha. Também evite o banho muito quente. Fazendo isso você tira a camada superficial da pele," explica.


Fonte: Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais