Cidadeverde.com

Cineas mostra beleza do Santuário de Santa Cruz dos Milagres

Imprimir

Neste sábado(16), o Feito em Casa mostrou uma reportagem especial sobre Santa Cruz dos Milagres, que recentemente inaugurou o seu Santuário. Cineas Santos esteve na cidade, entrevistou alguns devotos e mostrou a beleza da obra, destacando os vitrais, concebidos pela artista plástica Fátima Campos, com quem ele conversou sobre todo o processo de criação.

O apresentador iniciou a reportagem contando um pouco da história de Santa Cruz dos Milagres, que começa no final do século XIX, quando no local funcionava a Fazenda Jatobá, pertencente ao município de Valença. Ali chegou um beato errante que encontrou o vaqueiro da fazenda e o convidou a colocar uma cruz no ponto mais alto. O vaqueiro considerava impossível, pois o local era cheio de pedras. Após tentativa frustrada, o beato chega com uma cruz rústica e consegue fixá-la em um buraco que cavou com as próprias mãos.

O beato que se dizia "multiplicador da palavra de Cristo" ainda mostrou para o vaqueiro um olho d'água que ninguém da região conhecia e que segundo ele a água do local iria curar muita gente. E foi o que aconteceu com a filha do vaqueiro, que estava muito doente e se curou depois do pai a levar para se banhar com a água santa.

Essa história narra o início da devoção à Santa Cruz dos Milagres e o programa mostrou a grande movimentação de fiéis no local. Pessoas de vários lugares que se banham, bebem e levam a água para parentes.

Cineas também esteve no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, considerado por ele um "espaço monumental", com capacidade para cerca de quatro mil pessoas. Sobre os vitrias ele conversou com Fátima Campos, "a usina de produzir beleza", como ele a chama. A artista disse que o convite para fazer os vitrais surgiu há seis anos e revelou que os primeiros desenhos fez à lápis até se adaptar com a linguagem de vitral, uma técnica que aprendeu e se encantou. Hoje, Fátima se diz fascinada com o resultado do seu trabalho. "É uma emoção muito grande ver um trabalho seu, as pessoas passando e se devotando. Isso é uma coisa fascinante", falou.

Confira na íntegra a reportagem!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais