Cidadeverde.com

Wellington Dias reúne secretários para discutir agilidade de obras

Imprimir

A fim de avaliar o andamento de algumas obras estaduais e tratar das ações da Fundação Getulio Vargas (FGV) na operacionalização e avaliação de riscos destas construções, o governador Wellington Dias se reuniu, na manhã desta segunda-feira (18), no Palácio de Karnak, com gestores de pastas em que a FGV tem realizado o acompanhamento das obras. A FGV monitora obras como a do Hospital Regional de Picos, Rodoanel de Teresina, viaduto da Avenida Miguel Rosa, nova Maternidade de Teresina, Adutora do Sudeste Piauiense, duplicação e restauração da BR 316 e da BR 343, através de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e o Escritório de Monitoramento de Projetos Multidisciplinares da FGV.

O chefe do executivo do estado discutiu com representantes da FGV e gestores da Agespisa, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Secretaria de Transportes (Setrans), Secretaria da Saúde (Sesapi), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Vice-governadoria, Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) como está o andamento destas obras e como a fundação conseguiu, por meio do sua atuação, reduzir riscos, dar prosseguimento às obras e otimizar os investimentos do Estado.

Wellington afirma que o objetivo é executar as obras de responsabilidade do Estado com a máxima agilidade possível. “Temos que tratar o andamento das obras como prioridade. A conclusão de obras em andamento abre a possibilidade de negociar outras construções com a União. Para isso, os gestores das secretarias devem mostrar o empenho fazer cumprir os cronogramas estabelecidos”, garantiu o gestor.

A Secretaria de Governo ficou encarregada de acompanhar o repasse de informações solicitadas aos órgãos, visando ao cumprimento dos cronogramas. “Chegamos ao final da primeira fase do contrato com a FGV, que é justamente mapear os gargalos de cada uma das obras consideradas prioritárias e identificar as soluções. Estamos avaliando o andamento dos trabalhos secretaria por secretaria”, frisou o secretário de Governo, Merlong Solano.

De acordo com Merlong, as ações executadas pela equipe da FGV em parceria com os órgãos do Estado, permitiram avanços em vários projetos. "Dentre os melhores resultados estão a inauguração do Aeroporto da Serra da Capivara; a conclusão da primeira etapa da construção dos acessos à Terceira Ponte JK; e a retomada da obra de construção do Hospital Regional de Picos”, frisou Solano.

O coordenador de Projetos da FGV, José Eduardo Quintella, destaca que a missão da FGV é produzir informações rápidas, antever riscos para evitar possíveis problemas e garantir eficiência de gestão. “Os gestores devem participar ativamente dessas análises, especialmente no acompanhamento de obras, visando garantir bons projetos e o cumprimento do cronograma de execução”, declarou Quintella.

O representante da Fundação reiterou que a FGV deverá continuar com o acompanhamento direto e sistematizar reuniões semanais para dar agilidade às obras que ainda têm pendências na negociação dos recursos junto aos agentes financeiros, no cumprimento dos prazos e na supervisão das atividades. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais