Cidadeverde.com

Prefeito de Redenção do Gurgueia é novamente afastado

Imprimir


José Carlos Folha toma posse novamente nesta quarta (20)

A dança das cadeiras na Prefeitura da cidade de Redenção do Gurgueia, a 691 km de Teresina, segue agora em ritmo acelerado com mais uma decisão judicial que determinou novamente o afastamento do prefeito eleito Delano Oliveira Parente (PSB), acusado de irregularidades em licitações. O cargo retorna para o vice-prefeito, José Carlos Ferreira Folha (PV), que deve tomar posse nesta quarta-feira (20).

O afastamento de Delano Sousa aconteceu após investigações do Ministério Público, que teria constatado diversas irregularidades na contratação de empresas e superfaturação dos preços, emissão de notas fiscais frias, utilização de empresas de fachada, o que pode ter resultado em enriquecimento ilícito e dano ao erário.

No final da primeira quinzena de dezembro, por força de uma decisão judicial, o prefeito é afastado e o então vice-prefeito José Carlos Ferreira Folha tomou posse, quebrando alianças com a gestão e com duras críticas à administração, alegando atrasos de salários de servidores e descaso com bens públicos. Mas a estadia na gestão do executivo municipal durou apenas até o dia 7 de janeiro, quando uma decisão judicial do juiz José James Gomes Pereira determinou o retorno de Delano Parente ao poder.

A estadia de Delano no cargo dependia de julgamento do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que aconteceu nesta segunda-feira (18) e originou mais um capítulo da briga judicial, que devolveu a cadeira à José Carlos Folha. 

De acordo com o advogado de Folha, Ismael Paraguai, a decisão já era aguardada, tendo em vista as provas de irregularidades apresentadas à justiça.  “O desembargador Luis Gonzaga Brandão extinguiu o mandado de segurança e José Carlos voltou ao cargo temporariamente”, destaca.


Delano Parente foi afastado novamente do cargo após ter pedido negado pela justiça

A próxima etapa, segundo o advogado, é contribuir para as investigações do Ministério Público, juntamente com a Câmara. “O que vamos fazer é juntar mais provas, nutrir com elementos para reforçar na Câmara de que a permanência de Delano no poder vai causar prejuízos ao erário público”, finaliza.

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais