Cidadeverde.com

Agência autoriza prefeitos a gerirem consórcio para operar linha Teresina-Timon

Imprimir

Atualizada às 11h46

O prefeito Firmino Filho (PSDB) anunciou que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) autorizou as prefeituras de Teresina e Timon a delegarem o consórcio que vai definir rotas e tarifas da linha de transporte interestadual entre as duas cidades. A solução começou a ser buscada pelas duas prefeituras com a polêmica criada depois que a empresa Timon City ficou impedida, por decisão da justiça, de fazer o trajeto entre as duas cidades.

De acordo com o prefeito, a reunião com representantes da Agência, que aconteceu hoje em Brasília, foi bastante produtiva porque a Prefeitura de Teresina junto com a de Timon, buscavam receber a delegação do governo federal e da ANTT para fazer a regulação e a gestão do transporte coletivo que une os dois municípios. 

“Como todos nós sabemos, esse sistema tem passado por profundas mudanças esses últimos meses e é necessário que as duas cidades possam gerenciar essa questão de modo a melhorar as condições de transporte para a população. A boa notícia foi que o presidente da Agência, Jorge Bastos, foi extremamente receptivo à possibilidade de delegação da gestão para o consórcio formado pelas duas cidades. Nos deu portanto o seu posicionamento. Sentimos firmeza na palavra dele, pois garantiu que em um breve espaço de tempo essa delegação vai acontecer”.

Ele garantiu também que depois de oficialmente instaurada a delegação, será inciado todo o processo de elaboração de eidtal com posterior lançamento. “A delegação acontecendo, obviamente, o consórcio fará um chamamento público para a escolha da empresa que vai fornecer os melhores serviços, com melhor qualidade, assim como também com melhor tarifa. Entendemos que esse é o processo mais justo para que nós possamos atender às necessidades da população que faz esse trajeto Teresina-Timon”, afirmou Firmino.

 

Notícia orginal

Os prefeitos de Timon, Luciano Leitoa (PSB), e de Teresina, Firmino Filho (PSDB) foram, pessoalmente, a Brasília solicitar à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) o aval para administrem a linha Teresina/Timon. A empresa Timon City, que oferecia ônibus com sistema wi-fi e ar-condicionado, foi proibida de circular, após decisão da justiça federal. 

A reunião entre a direção da Agência nacional e os prefeitos ocorreu hoje (20) pela manhã.

Firmino Filho informou que após a aprovação do consórcio entre as duas cidades a proposta é de solicitar a transferência de gestão. 

“Criamos o consórcio e com o CNPJ vamos pedir a Agência Nacional de Transporte Terrestre que delegue para o consórcio o poder de regulamentar essa linha. Com isso, vamos ter a ordem de serviço temporária para fazer a linha Timon City e depois fazer licitação para escolher de forma definitiva quem fará esse trabalho”.

Segundo Firmino Filho existem “várias versões deturbadas” sobre o fato, mas o martelo será batido pela agência. 

“Não é uma decisão unilateral das prefeituras de Teresina e Timon e depende do governo federal. Vamos pedir, requisitar levar essa demanda junto ao governo federal, agora se vamos conseguir não está em nossa alçada”.

O prefeito informou que fez um convite a empresa para que ela possa atuar em Teresina em linhas que não foram solicitadas.

“Houve uma primeira conversa, e esperamos que até o final de janeiro, possamos fechar e termos uma experiência em Teresina”.

 

Lyza Freitas e Yala Sena

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais