Cidadeverde.com

Suspeito de roubo é morto na Casa de Custódia um dia após ser preso

Imprimir

Arquivo/Sinpoljuspi

Um detento foi assassinado na tarde deste sábado (23) no pavilhão H da Casa de Custódia, zona Sul de Teresina (PI). O crime foi cometido usando barras de ferro retiradas da parede da unidade prisional. A vítima foi presa ontem (22). 

Valfran Rodrigues de Oliveira Júnior foi assassinado com várias perfurações pelo corpo durante o banho de sol. Cinco presos teriam quebrado o cadeado de uma cela para cometer o crime.

Na última sexta-feira, Valfran e outros dois homens teriam assaltado um casal na porta de sua residência no bairro Primavera, zona Norte de Teresina, tendo feito todos de refém enquanto celulares das vítimas eram roubados - uma delas foi agredida a chutes. Os três foram presos após perseguição feita pela Polícia Militar. 

O juiz Filipe Bacelar Aguiar Carvalho, da Central de Inquéritos, decidiu ontem converter a prisão em flagrante de Valfran em prisão preventiva, "diante do justo receio de que em liberdade possa causar risco a ordem pública". Depois disso, o preso foi encaminhado para a Casa de Custódia.

Valfran respondia a outros dois processos, um por roubo e outro por porte ilegal de arma de fogo, tendo recebido alvará de soltura em outubro de 2015.

Roubo com reféns
Segundo os autos da prisão em flagrante, os três homens estavam em uma moto, em atitude suspeita, e foram seguidos até o veículo cair em uma curva. Valfran foi detido com um revólver calibre 38 de numeração raspada, enquanto os outros dois fugiram pelos muros de residências, mas acabaram presos por homens do batalhão Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone).

Consta também nos autos outro relato de policiais. Um rapaz teria sido baleado com três tiros supostamente disparados por Valfran. A vítima estaria internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).  

A Secretaria de Justiça divulgou nota sobre as providências tomadas após o crime:

A gerência da Casa de Custódia de Teresina informa que a Delegacia de Homicídios foi acionada para investigar a morte de Valfran Rodrigues de Oliveira Júnior, ocorrida na tarde deste sábado (23), na cela 5 do pavilhão H da unidade prisional. A Polícia Militar e os agentes penitenciários isolaram o local e reforçaram a segurança na área. A gerência da Casa de Custódia e a Secretaria de Justiça do Piauí continuam buscando meios para evitar que tais problemas ocorram.

Secretaria de Estado da Justiça do Piauí

Gerência da Casa de Custódia de Teresina

Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais