Cidadeverde.com

Emater desenvolve projeto de incentivo à agricultura familiar em Socorro do Piauí

Imprimir

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) desenvolve um programa piloto na região de Socorro do Piauí, no Sudeste piauiense.  Trata-se do Programa Municipal de Incentivo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar. O Programa é composto de vários projetos integrados.

Para a ação, foram estabelecidas parcerias entre a Prefeitura de Socorro do PI, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município, Emater e Banco do Nordeste, proporcionando novos caminhos para a promoção da convivência com o Semiárido por meio do acompanhamento e orientações para os agricultores.

As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) são coordenadas pelo supervisor territorial do Emater, João Carlos Roldão, e estão sendo realizadas na propriedade Tamburizeiro, de propriedade de Raimundo Lázaro Pereira, que também é artesão.  Na localidade, estão sendo produzidos pastagens e feijão irrigados, além de palma forrageira.

Para Raimundo Lázaro, esta é uma ótima oportunidade para aprender, desenvolvendo a agricultura local por meios que possam garantir o fruto do sustento para a família.

De acordo com o supervisor territorial do Emater de Socorro do Piauí, o Programa ainda está ganhando forma e, apesar das dificuldades, já existem muitas atividades em execução. “Nós, do Emater, provocamos o gestor municipal no sentido de tentar transformar os potenciais da região em solução dos problemas locais. O prefeito solicitou que fossem elaborados projetos de produção”, disse o técnico do Emater.

Segundo o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius do Amaral, as ações de incentivo a promoção de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) são prioridades nesta gestão. “Vale ressaltar que estamos abertos a ideias inovadoras, seguindo  o caminho que as associadas ligadas à Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer)  estão percorrendo”, disse o diretor.

Para o prefeito de Socorro do Piauí, Laerte Rodrigues, o projeto foi pensado para que se possa conviver com o semiárido, buscando introduzir tecnologias que melhorem a vida do produtor rural. “Fomos montando o projeto, buscando as tecnologias disponíveis. Estamos em fase de implantação dos modelos para fixarmos o homem no campo”, disse o gestor.

O programa tem por finalidade trabalhar também as dimensões ambiental, social e econômica, com avanço tecnológico e transferência de tecnologia.

O supervisor territorial João Carlos Roldão destacou que, para se chegar aos avanços propostos, é importante que mais parceiros abracem a ideia. Entre as ações já realizadas estão: barreiros para estocagem de águas pluviais para utilização em irrigação de salvamento e cisterna para a estocagem de água de reuso na irrigação.

No período em que foi realizada a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural, o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar foi apresentado aos conselheiros, conferencistas e demais participantes.  O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial do Vale dos Rios Piauí e Itaueira (Nedet) - UFPI está adequando o projeto. A proposta é que ele seja difundido em todo território.

Da redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais