Cidadeverde.com

Barragens no Piauí proporcionam espetáculo e tragédia

Imprimir

Foto: Prof. Francisco de Assis Sousa
Moradores em momento de lazer no açude São Julião

O aumento das chuvas no extremo Sul do Piauí trouxe prejuízos e também proporcionou momentos de alegria aos sertanejos. As barragens e açudes, que há pouco mais de um mês estavam em situação preocupantes, hoje apresentam um volume elevado, como o de São Julião e a barragem Jenipapo, em São João do Piauí, que sangraram no início desta semana. Já em Queimada Nova, a intensidade provocou o rompimento da barragem, deixando a cidade sem acessos.

Na cidade de São Julião, a 382 km de Teresina, há vários anos a população não via o açude com o mesmo nome transbordar. O espetáculo aconteceu na madrugada da última segunda-feira (25), o que acabou atraindo populares para um banho.

Em São João do Piauí, a Barragem de Jenipapo começou a sangrar na tarde desta terça-feira. Moradores do município haviam feito campana no local para registrar o momento.

Já na cidade de Queimada Nova, o clima é de tensão. No último domingo, devido uma forte chuva, o volume das águas da barragem Serra do Brejo subiu rapidamente e ela acabou rompendo. A força das águas levou tudo que encontrava pelo caminho, incluindo um trecho da PI 459, que já estava danificada desde a última semana.

As chuvas causaram danos em dois trechos da mesma rodovia, um deles que liga o município às cidades de São João do Piauí e Lagoa do Barro, e outro que faz ligação com a BR-402. Com isso, a cidade ficou isolada. Além disso, uma ponte que liga a cidade a localidades rurais ameaça cair.

Foto: Delson Rubens

Barragem de Jenipapo, em São João do Piauí

 

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais