Cidadeverde.com

Audência no MPE busca resolver superlotação na maternidade Evangelina Rosa

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde participa nessa sexta (29) de audiência com o objetivo de encontrar soluções para a superlotação na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). A Sesapi participa do encontro e deve apresentar proposta de readequação de 15 estabelecimentos de saúde em 13 municípios, Teresina e entorno, para desafogar o fluxo de pacientes. 

Na proposta, segundo Cristiane Moura Fé, Superintendente de Atenção Integral à Saúde, estão previstos apoio técnico e de recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e investimentos custeados de forma tripartite pelos governos federal, estadual e municipal, “onde nós vamos classificar as unidades fora de Teresina em três níveis, segundo seu perfil e capacidade de atendimento e adequação”.

Os prazos de desenvolvimento da proposta serão discutidos entre Estado e os gestores municipais para alcançar um consenso, “mas são medidas de aplicação em curto prazo e algumas de implantação imediata, em até 30 dias. A ideia é que seja uma pactuação de proposta viável e de curto prazo para implantação”, disse Cristiane Moura Fé.

Todas as unidades elencadas na proposta são públicas, sendo três de gestão e gerência estadual (Demerval Lobão, Barras e Amarante). Para a superintendente, estas unidades cumprirão as metas de adequação imediatamente.

Como no Hospital João Luis de Moraes, em Demerval Lobão, onde o Estado, que já realiza partos normais, deve ofertar, em 30 dias, parto cirúrgico, com horário de funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. O Hospital já conta com serviço de Urgência 24 horas e sala de estabilização, serviço ambulatorial, de enfermagem, de transporte equivalente ao SAMU, assistência farmacêutica, cirurgias eletivas e apoio de equipe multidisciplinar com farmacêutico, nutricionista e assistente social.

Para que as demais unidades se adequem ao perfil proposto, a Secretaria de Estado da Saúde disse que disponibilizará treinamento de pessoal, apoio técnico para o desenvolvimento da proposta e apoio da Vigilância Sanitária, cumprindo o papel de fazer vistoria nos períodos previstos na proposta, verificando se todos os itens listados foram realizados ou não.


Para elaborar a proposta, foi constituída uma comissão com técnicos da Secretaria de Saúde, especialistas da Maternidade Evangelina Rosa, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Ministério da Saúde e Ministério Público. Coube também à Secretaria de Saúde, a organização de todo o processo de agendamento, deslocamento, roteiro e organização das visitas as unidades hospitalares.

Um instrumento de coleta de dados, baseado nas normas e legislação da Rede Cegonha, em relação aos cuidados hospitalares, foi elaborado e aplicado pela comissão nos estabelecimentos para pontuar a situação da obstetrícia e do cuidado com o recém-nascido no pós-parto, o que resultou em um relatório diagnóstico da situação real de cada unidade de saúde.

Municípios que terão propostas apresentadas:

Palmeirais

Beneditinos

Miguel Alves

José de Freitas

Amarante

Regeneração

São Pedro

Altos

Água Branca

Demerval Lobal

União

Barras

Teresina, contemplando as maternidades municipais do Promorar, Satélite e Wall Ferraz.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais