Cidadeverde.com

Boa Esperança chega a 52% de sua capacidade; chuvas diminuem no PI

Imprimir

A Barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, a 345 km ao Sul de Teresina, atingiu no final da semana, o índice de 52% de sua capacidade. A informação é da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelo monitoramento do reservatório. A última medição realizada no dia 28 de janeiro mostra uma afluência (água que entra na barragem) de 1240 m³/s e uma defluência de 362 m³/s.

Segundo a Chesf, o aumento se deve aos índices de chuvas acima da média histórica no mês de janeiro. Para se ter uma ideia do volume de água que entrou na barragem, em cinco dias Boa Esperança saiu de 32,2% para 52%. Por conta disso, o Rio Parnaíba subiu 3,84 metros em Floriano e 4,66 metros em Teresina. A última medição foi feita no dia 29 de janeiro.

Quem também aumentou o volume de água foi o Rio Poti. No posto monitorado pela Chesf na cidade de Prata do Piauí, o rio chegou a ficar 6 metros acima do normal. Na última medição dia 29, a água já havia baixado pela metade, chegando a 3,84 metros.

Chuvas diminuem

As fortes chuvas que atingiram o Nordeste no mês de janeiro foram ocasionadas por um VCAN (Vórtice ciclônico em altos níveis atmosféricos – 10 km). Ele ajudou a formar nuvens muito carregadas sobre o Maranhão, Piauí, Tocantins e Minas Gerais. 

Na sexta-feira, o centro do VCAN se posicionou próximo do litoral entre Pernambuco e Sergipe e no fim de semana avançou sobre o interior do Nordeste. A medida que o centro do vórtice se desloca pelo interior nordestino, a nebulosidade diminui.

Por conta disso, a previsão é que as chuvas sobre o Nordeste, o Tocantins e o norte de Minas enfraqueçam pelo menos até a primeira semana de fevereiro.

Em pouco mais de dez dias de chuvas intensas, diversas barragens do Piauí sangraram. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), 55% dos reservatórios monitorados pelo órgão estão cheios. Atingiram a capacidade máxima, açudes como o de Ingazeira, Jenipapo, Poço dos Marruás, Dom Inocêncio e Pedra Redonda.

Hérlon Moraes (Com informações do Clima Tempo)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais