Cidadeverde.com

Saiba quais alimentos devem ser consumidos para ajudar a dormir bem

Imprimir

Da mesma forma que existe comida e alimentos que servem como estimulantes e que devem ser evitados(cafeína, coca-cola, álcool…) por quem sofre de stress, ansiedade ou insónias, também existe vários tipos de alimentos e comida que o ajudam a relaxar a melhorar o seu humor e estados de ânimo através de um alimentação cuidada e consciente. Portanto tudo aquilo que come diariamente está directamente relacionado com a sua saúde, estados de espírito e pensamentos. Melhore o seu fluxo sanguíneo através da ingestão de alimentos que promovam uma saúde de ferro e verá que os sintomas de stress vão desaparecer na hora de ir dormir.

E quais são os tipos de alimentos e comida contra as insónias e que o ajudam a dormir melhor?

 

 

HIDRATOS DE CARBONO

Não é por acaso que quando as pessoas fazem dietas baseadas no corte dos hidratos de carbono, ficam mais tristes, mal-humoradas e desanimadas. Isto acontece devido à quebra de combustível que advém do corte nos hidratos de carbono. Mas nem todos os hidratos são benéficos para o ajudar a dormir melhor, comida baseada em hidratos de carbono simples(açúcar branco, doces, bolachas, etc..) vão criar desequilíbrios na taxa de glicemia no sangue o que irá criar-lhe reacções como nervosismo e ansiedade. Desta forma opte por alimentos complexos que permitem uma libertação lenta de açúcar na corrente sanguínea.

Melhores Alimentos: Pão Integral, Bananas, Aveia, Mel, Sementes, Frutos Secos,

 

PROTEÍNAS

As proteínas são responsáveis pela renovação dos tecidos e possuiem várias fontes que podem promover e ajudar na regulação do nosso bem estar e que consequentemente o vão ajudar a dormir melhor. O tripofano, tirosina são substâncias que se encontram nas proteínas e que tem influência sobre a dopamina que por sua vez é uma substância anti-depressiva.

Melhores Alimentos: Whey, Peixes Gordos, Ovos, Frango, Peru, Queijo, Leite, Soja, Feijão, Grão, Ervilhas, Espirulina…

 

GORDURAS

Quando falamos em gorduras, falamos apenas das gorduras polinsaturadas(omega 3, 6 e 9), excluindo qualquer tipo de gordura saturada ou trans-saturada. Este tipo de gorduras “boas” promovem o bem estar, na medida que melhoram a circulação sanguínea, alterações de humor, falta de memória, depressão e problemas neurológicos.

Melhores Alimentos: Salmão, Cavala, Sardinhas, Amêndoas, Nozes, Sementes de Linhaça e Chia.

 

VEGETAIS E FRUTAS

As frutas e vegetais tem um poder antioxidante, regenerador, protector e são essenciais para a sua saúde física e mental. Estes alimentos tem a capacidade de proteger todas as células do organismo contra os radicais livres, especialmente os cerebrais.

Melhores Alimentos: Brócolos, Alface, Cenoura, Couve-Flor, Tomate, Mirtilos, Framboesa, Maças, Morangos, Laranja…

 

VITAMINAS E MINERAIS

Um bom aporte diário de vitaminas e sais minerais é fundamental e necessário para estabelecer conexões corporais capazes de activar estados de espírito positivos na sua função cerebral. A deficiência de várias vitaminas e minerais como a Vitamina B12, B6, Zinco, Selénio, Cálcio e Magnésio, podem ajudar a atenuar estados depressivos e estar directamente relacionadas com episódios de insónias e de noites mal dormidas.

Melhores Alimentos: Frutas, Vegetais, Frutos Secos, Nozes, Amêndoas, Sementes de girassol, Linhaça, Chia, (multivitamínico) …

 

LÍQUIDOS

Uma boa ingestão de líquidos é extremamente importante e funciona como a chave de ligação entre todos os alimentos acima mencionados. Os líquidos tem como função a participação em diversos processos fisiológicos cerebrais que influenciam na sua energia mental, e capacidade de pensamento.

Melhores Alimentos: Água, Sumos Naturais, Leite de Soja e de Amêndoa, Sopas e batidos naturais.

 

DICA EXTRA: Não coma, nem se alimente em demasiado à noite para o seu organismo não passar a noite a despender energia na digestão, em vez de relaxar por completo e promover uma total reparação celular.


Fonte: Insônias.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais