Cidadeverde.com

Milho cozido ou assado? Nutricionista esclarece sobre os nutrientes

Imprimir

O milho é uma ótima fonte de fibras que ajudam no funcionamento do intestino e proporcionam a sensação de saciedade. E ele pode sim, fazer parte de sua dieta balanceada. Mas afinal, qual a melhor opção para a saúde: milho assado ou cozido?

Segundo o nutricionista Euler Ramos, as duas versões do alimento apresentam benefícios à saúde, de maneira praticamente idêntica. Ele alerta que  carboidratos (como é o caso do milho), expostos a altas temperaturas, ocorre a alteração na formação química do alimento, o que faz aumentar o índice glicêmico do milho, porém, este aumento é bem superior no caso da batata doce.

A orientação segundo o especialista é o cuidado no modo de preparo: “A pessoa pode ingerir duas preparações (assado e cozido) desde que com pouco sal, e sem manteiga e margarina, para que não aumentem as calorias”, afirmou.

Ele esclarece que por não conter glúten, o alimento é indicado inclusive a pacientes celíacos, por ser uma ótima fonte de carboidratos, além de auxiliar ainda na memória, por conter vitamina B1.

A nutricionista Alessandra Barroso reafira que de fato, não há diferença significativa entre os dois, mas alerta que existe certos cuidados que devem ser tomados: “como o milho deve ser assado na hora, não é indicado consumir o produto exposto por muito tempo, enquanto que no caso do milho cozido, é importante observar se o liquido da panela está fervendo e os mesmos estão sobre condições higiênicas adequadas, além de claro, moderação quanto ao consumo de produtos com o sal, manteiga e margarina”, afirmou.

 

Fonte: FM 91

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais