Cidadeverde.com

Aplicativo já recebeu mais de 100 denúncias de foco de Aedes em Teresina

Imprimir
  • 20160203081836.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20160203081951.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20160203080205.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20160203080158.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20160203080133.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 20160203075952.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Agora os teresinenses e o poder público municipal têm uma nova forma de combater os focos de Aedes aegypt. Foi lançada nesta quarta-feria (3) a plataforma Colab, que funciona na forma de aplicativo para celulares e tablets e serve para as pessoas tirarem fotos de foco do mosquito na capital e enviarem para o aplicativo, que fica sendo monitorado por equipes da Prefeitura.

Antes mesmo do lançamento oficial, que aconteceu nesta quarta-feira (3) na Prefeitura de Teresina, a plataforma já recebeu mais de 100 denúncias de focos do vetor, através de fotos enviadas por populares, de acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua.

O presidente da FMS informou que a Colab já está disponível para ser baixado e é uma rede social de colaboração e cidadania para aprimoramento dos serviços de combate ao Aedes na capital. “É essencial a participação da população no combate ao mosquito e a prefeitura tem utilizado todos os instrumentos para acabar com os focos do vetor”. O aplicativo vai funcionar durante seis meses. 

De acordo com Francisco Pádua, estarão envolvidos na eliminação do Aedes aegypt  1500 agentes de saúde, 500 equipes de saúde da família, 500 agentes de endemias, sendo 300 especificamente para o combate do mosquito. Além disso, 160 militares do exército também estão participando do combate.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) destacou que as informações vão ser extremamente úteis na prestação dos serviços de combate ao Aedes e frisou ainda a importância da participação da comunidade nesse combate. “Junto com as fotos que as pessoas vão mandar, vai haver também a localização de onde está vindo o problema. Além disso, as pessoas têm que entender que precisam evitar a sujeira. É o lixo e a falta de limpeza que facilita a reprodução desse mosquito. Mantendo a cidade limpa, evitaremos essa doenças”. 

Gustavo Maia, fundador da plataforma, destacou que a Colab já está sendo utilizada em cerca de 100 prefeituras por todo Brasil, mas em Teresina, o uso será feito de forma especial no combate ao mosquito.“A grande diferença de Teresina é que está sendo montada toda uma estrutura para receber as denúncias e solucionar o problema”. 

Gustavo disse também que diferente de outros aplicativos, o Colab possui uma via de mão dupla na comunicação entre governo e comunidade. “Não será apenas uma plataforma para receber denúncias, mas haverá uma troca de informações. A prefeitura também poderá informar para a população sobre ações na comunidade, campanhas e melhorias realizadas”.

 

Flash Maria Romero
Lyza Freitas, da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais