Cidadeverde.com

Enchentes atingem 15 mil piauienses e prefeitos decretam situação de emergência

Imprimir

Prefeitos de cinco municípios do Piauí publicaram decreto de emergência em virtude do grande volume de chuvas. De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, Vitorino Tavares, cerca de 15 mil piauienses das cidades de Júlio Borges, Wall Ferraz, Pajeú do Piauí, Curimatá, Santa Filomena e Dom Inocêncio- cujo decreto deve ser publicado nesta quinta-feira (04), estão sendo afetados. 

"O reconhecimento do estado de calamidade pela Defesa Civil do Estado ocorre logo após o desastre. Estamos visitando os municípios e inspecionando in loco para saber realmente qual a gravidade da situação. Esperamos a documentação enviada pelos municípios para adotar os procedimentos, para que seja reconhecida a situação de emergência ou calamidade pública. Acreditamos que cerca de 15 mil pessoas estão sendo afetadas pelas enchentes no interior do Estado", disse Tavares em entrevista ao Notícia da Manhã. 

O decreto de emergência tem validade de 180 dias e é importante para dar celeridade à liberação de recursos para restabelecimento da situação de normalidade nas cidades. A ajuda consiste na ajuda humanitária com o envio de mantimentos, materiais de limpeza, cobertores entre outros. 

"Por outro lado, também temos a questão dos problemas relacionados à infraestrutura como é o caso das cidades de Dom Incêncio, Curimatá e Júlio Borges que sofrem com o isolamento, propiciando a possibilidade do desabastecimento. Com isso, a Secretaria Estadual de Defesa Civil tem buscado parceiros para resolver esse problema", acrescenta. 

Sobre a cidade de Dom Inocêncio, o diretor destacou ainda a necessidade urgente de abertura de uma via de acesso pavimentada, para impedir que o problema se repita no próximo período chuvoso. "Essa cidade é a que está em situação mais grave, até mesmo pela situação geográfica, uma grande área centralizada, cercada por vários riachos caudalosos, o que fez com que o município ficasse numa situação mais degradante que os demais", reitera. 

De acordo com a metereologia, o momento atual é de redução no volume das chuvas. Mesmo assim, Vitorino Tavares destaca que os cuidados ainda devem ser redobrados para os locais mais vulneráveis a alagamentos.  

"Tivemos chuvas extremamente volumosas e os reservatórios estão praticamente cheios. Diante disso, qualquer chuva que venha ocorrer agora pode causar algum problema. Por isso, estamos em contato direto com os prefeitos e até mesmo com Brasília para, se for necessário, possamos responder da forma mais rápida possível", reitera. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais