Cidadeverde.com

Presídio de Campo Maior será entregue até junho, diz secretário

Imprimir

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, anunciou que a Casa de Detenção Provisória de Campo Maior será entregue ainda no primeiro semestre de 2016. Em  entrevista ao Notícia da Manhã, ele informou que as obras estavam paralisadas desde 2010, por causa de pendências judiciais. O novo presídio tem capacidade para 140 vagas. Já para o 2º semestre, haverá a inauguração do Centro de Triagem, localizado ao lado da Casa de Custódia, em Teresina. 

"Ainda no ano passado, o governador nos autorizou pactuar com o Poder Judiciário e Ministério Público, a retomada destas obras que estavam paradas desde 2010. Até junho vamos entregar o novo presídio em Campo Maior e paralelo a isso temos o concurso público que queremos finalizar antes desse período. Estamos nos organizando para avançar nessas duas importantes obras que devem diminuir a superlotação, um dos principais  problemas enfrentados hoje. Juntando as vagas do presídio de Campo Maior e da Central de Triagem são 300 novas abertas esse ano", destaca o secretário. O concurso público para agentes penitenciários foi anunciado no no fim de 2015. A previsão inicial são de 150 vagas.

"Também estamos buscando através de parceria com o Tribunal de Justiça, OAB, Ministério Público e Defensoria Pública, a organização de um sistema que modernize a gestão prisional e de segurança no Piauí. A ideia, com isso, é avançar no censo penitenciário, seja em termos quantitativos, como de acompanhamento,quando os presos estão no presídio e também quando saem", acrescenta. 

Além dos investimentos na construção de novos presídios, Daniel Oliveira frisa que a secretaria tem apostado em projetos de ressocialização dos detentos. "Temos ações em andamento na Major César, com cursos do Pronatec que tem parceria com a UFPI, UESPI, Sesc e Senac", disse Oliveira, em entrevista ao Notícia da Manhã, desta sexta-feira (05).

Obras na Casa de Custódia

O secretário comentou ainda sobre o andamento de obras de reparo na Casa Custódia, que teve parte da estrutura destruída após um motim no fim do ano passado. 

"As chuvas deram uma diminuída no ritmo das obras, mas a ideia é retomar e avançar ainda mais. Entre março ou abril, vamos ter a unidade em perfeitas condições, do ponto de vista que estava no ano passado, antes dos motins", disse. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais