Cidadeverde.com

Mãe de garota trans pede ao Facebook a retirada de post e aciona delegacia

Imprimir


A postagem acima está gerando polêmica na rede social e virou boletim de ocorrência na Delegacia de Direitos Humanos em Teresina. 

A mãe da menina, uma autônoma de 37 anos, foi hoje à Delegacia e pediu ao delegado Emir Maia que solicite ao Facebook a retirada da imagem. A postagem foi publicada no último dia 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans. A foto mostra a garota ao lado de uma trans que afirma que é sua mãe com a seguinte frase: “Esa (sic) garotinha é a mas (sic) nova transexual do Piauí e só tem quatro anos...minha filhinha”. 

A imagem ganhou repercussão nacional. O grupo ligado ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ) fez postagem condenando a transexualidade da garota.

“Menino de 4 anos sendo incentivado ao homossexualismo e recebe tratamento hormonal. E tem gente que critica o Bolsonaro...”, diz a frase mostrando a foto da menina piauiense.

A mãe - que não quis ser identificada - contou na Delegacia que a garotinha – de 5 anos -  nasceu menino e se veste como menina. Ela tem acompanhamento psicológico e disse que desde pequenina que gosta de se vestir com roupas do sexo feminino. 

Recentemente, a imprensa noticiou que Brad Pitt e Angelina Jolie  procuravam um especialista para lidar com a sexualidade da filha Shiloh. A primeira filha biológica do casal, costuma a se vestir como menino e quer ser chamada de John.

“Estão usando a imagem da minha filha com mensagens mentirosas, afirmando que a garota toma hormônio e que estaria estimulando o homossexualismo. Isso não existe. É tudo mentira”, afirmou a mãe da menina.

Segundo a autônoma, a preocupação agora é com a segurança da filha. Ela contou na delegacia que autorizou que duas pessoas tirarem fotos com a menina, mas não autorizou a publicação em rede social.

Manipulação da foto

A representante do Grupo Piauiense de Transexuais e Travesti, Maria Laura dos Reis, acompanha o caso juntamente com Joseane Borges, da coordenação de enfrentamento a homofobia no Piauí. 

“Vimos como um absurdo. Estão manipulando uma foto tirada na maior inocência, e pessoas de má índole usam de forma ruim numa ação criminosa. Isso é mais um preconceito. Não respeitam e não aceitam as diferenças”, disse Maria Laura.

Joseane Borges lembrou que a coordenação lançou a campanha: “Ninguém precisa ser trans para lutar contra a transfobia”.

“Esse tema é ainda tratado como tabu, vimos recentemente a notícia da filha do Brad Pitt, que é trans, e foi tratado com normalidade. A transsexualidade deve ser tratada da infância até adulta. É preciso que se respeite a identidade de gênero”.

Abriu inquérito

O delegado Emir Maia, titular da Delegacia dos Direitos Humanos, abriu inquérito para apurar o fato. 

“Vamos apurar eventual crime de facilitação à corrupção de menor de 18 anos. A genitora já foi ouvida e vamos intimar outras pessoas. Iremos fazer uma representação contra o Facebook para a exclusão da foto”. 

 

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais