Cidadeverde.com

Piauí vai receber recursos para atenção à saúde no sistema prisional

Imprimir

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a aprovação de três municípios do Piauí que aderiram à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Os municípios são Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato e a adesão foi feita pela Secretaria de Justiça do Piauí, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e as secretarias de Saúde dos municípios. Com a aprovação, esses municípios vão receber recursos financeiros para habilitação de Equipes de Saúde no Sistema Prisional.

De acordo com Agatha Knitter, coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, a meta fazer a adesão à PNAISP em todos os municípios que possuem unidades prisionais, garantindo acesso dos detentos à rede de atenção básica à saúde.

“Essa Política reforça, nos presídios, as ações de prevenção de doenças, melhora a parte de vigilância sanitária e, inclusive, cuida da reabilitação de usuários de álcool e drogas através da Equipe de Saúde Mental, por exemplo”, pontua Agatha.

O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira Valente, destaca que “o Governo do Estado está empenhado em melhorar a prestação à saúde da população carcerária, garantindo acesso à atenção básica e fortalecendo a política de humanização e ressocialização”.

Convênio garante postos de saúde em sete penitenciárias

A Secretaria de Justiça do Piauí firmou convênio com o Governo Federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), para aparelhar sete Unidades Básicas de Saúde em estabelecimentos penais do Estado.

O convênio busca ampliar o número de atendimentos em saúde nas unidades prisionais e, com isso, melhorar as condições de assistência às pessoas privadas de liberdade dentro dos padrões nacionais de atenção básica exigidos pelo Governo Federal.

Será oferecido atendimento médico geral, psicológico, odontológico, nutricional, enfermaria, ambulatório, farmácia e serviço social, além de trabalhos preventivos de saúde mental, saúde da mulher, controle e acompanhamento de hipertensão e diabetes, DSTs, HIV, e imunização.

Consultórios odontológicos – A Secretaria de Justiça também implantou 12 consultórios odontológicos para atender a detentos e servidores no sistema penitenciário do Estado. A estruturação dos consultórios faz parte da PNAISP, com ao apoio do Governo Federal, através do programa Brasil Sorridente.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais