Cidadeverde.com

Atendimentos no HUT chegam a 849; maioria foi acidente

Imprimir

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

No terceiro dia de Carnaval, o número de atendimentos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) quase superou o registro total referente ao ano anterior. Até a manhã desta segunda-feira (8), 849 pacientes deram entrada no hospital, enquanto em todos os dias da folia de Momo de 2015 foram atendidas 869 pessoas. 

Das vítimas que ficaram internadas e foram submetidas a procedimentos cirúrgicos:
159 sofreram acidentes de trânsito;
18 foram feridas por arma branca;
11 sofreram ferimento de arma de fogo;
16 foram agredidas fisicamente

"Com a aglomeração de pessoas, aumentam a ingestão de álcool, os deslocamentos, as intolerâncias. Isso resulta em mais acidentes, mais agressões físicas, esfaqueados, baleados, atropelamentos e outros. Nesse período, existe uma demanda aumentada, que só deve diminuir na Quarta-feira de Cinzas", disse o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque.

Ainda segundo ele, o período conhecido como "ressaca do Carnaval" se estenderá pelos próximos 15 dias. "Esses pacientes que chegam agora, principalmente os acidentados, demoram, no mínimo, de 3 a 7 dias internados. Portanto, o aumento no número de pacientes vai além do Carnaval", finaliza.

Prefeito acompanha funcionamento do HUT no período de carnaval

O prefeito Firmino Filho visitou o HUT na manhã desta segunda-feira (08) e anunciou parceria com o Instituto Falconi para implementação de um Programa de Qualidade com planejamento estratégico e novas ferramentas de gestão. Esse Programa, de acordo com o gestor, irá otimizar as despesas sem comprometer a qualidade dos serviços. 

“Estamos definindo metas e elaborando um plano de ação de acordo com nossas necessidades. Vamos tornar nossa gestão ainda mais eficiente, otimizando nossos custos e melhorando a qualidade dos nossos serviços”, explicou Firmino.

Acompanhado pelo diretor-geral do HUT e Francisco Pádua, presidente da FMS, Firmino Filho caminhou pelos corredores do hospital e disse que apesar dos investimentoso hospital ainda sofre pela sobrecarga nos atendimentos de acidentes de trânsito e da falta de retaguarda por parte, principalmente dos Hospitais Getúlio Vargas e Universitário.

“É preciso que haja um fortalecimento na rede de urgência e emergência, sobretudo nos hospitais do interior do estado que continuam enviando para o HUT casos de baixa complexidade. Durante os finais de semana e feriados prolongados, o número de atendimentos aumenta e os hospitais de retaguarda diminuem o recebimento de pacientes do HUT, o que prejudica nosso trabalho como principal porta de entrada de todo Piauí e sobrecarrega nosso serviço”, destacou o prefeito.

Gilberto Albuquerque acrescenta que, desde 2014, o hospital vem passando por várias reformas e renovando seus equipamentos.

“Só na reforma e ampliação do novo pronto atendimento, a prefeitura investiu quase R$ 3 milhões. Já adquiridos um novo tomógrafo, arcos cirúrgicos, aparelhos de raios X portáteis e bombas de infusão. São investimentos altíssimos, mas que necessitam de um reforço maior dos hospitais de rede, principalmente, de retaguarda”, disse o diretor.

 

Flash de Graciane Sousa
Redação de Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais