Cidadeverde.com

Câmara Municipal vai realizar audiência pública sobre obras inacabadas em Teresina

Imprimir

A Câmara Municipal de Teresina vai realizar uma audiência pública destinada a tratar das obras sob responsabilidade do Governo do Estado que estão inacabadas na capital. A data da audiência, proposta pelo vereador Antônio Aguiar (PROS), ainda não foi definida.

De acordo com o parlamentar, a finalidade é cobrar do Governo esclarecimentos a cerca de obras que foram iniciadas há anos, mas que ainda não foram entregues à população. É o caso do viaduto Avenida Miguel Rosa, que deve contribuir para desafogar o trânsito no cruzamento das BR 343 e 316.
 
“O trecho em questão sofre com constantes congestionamentos por conta da intensa movimentação de caminhões e de outros veículos que passam pelo local. E a situação fica ainda pior durante os horários de pico, com o acréscimo de mais veículos que circulam entre as zonas sul, sudeste e o centro da cidade”, explica Antônio Aguiar.

Desde o segundo semestre de 2013 o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela obra, realizou as intervenções iniciais no local, colocando tapumes para isolar o canteiro central do cruzamento. A previsão inicial do órgão para realização da obra era de 360 dias, mas já se passaram mais de dois anos e até agora nada foi feito.

Outra obra, citada pelo parlamentar, é a de ampliação da Ponte Juscelino Kubitschek, que liga a Avenida Frei Serafim à Avenida João XXIII. Prometida desde a década passada pelo Governo, a obra só teve início em 2013, sendo coordenada pela Secretaria Estadual de Transportes (Setrans). Sua conclusão ocorreu apenas em dezembro de 2015 - ainda assim, as pistas correspondentes à parte antiga da ponte continuam interditadas para a realização de reparos estruturais, serviço que só deve terminar em abril.

Durante a audiência pública na Câmara, também serão cobrados esclarecimentos acerca do atraso em outras obras importantes, como a reforma do Centro de Convenções de Teresina, que se arrasta há oito anos sem praticamente nenhum avanço, a construção do Rodoanel e a duplicação das rodovias BR 343 e 316, no perímetro urbano da capital. Estas duas últimas iniciadas em 2013.

"Essas obras são muito importantes para o desenvolvimento da nossa cidade, sobretudo porque vão proporcionar uma imensa melhoria na mobilidade. Mas os teresinenses estão cansados de esperar anos a fio pela conclusão desses serviços e exigem um posicionamento urgente dos gestores públicos. Por essa razão, consideramos a audiência pública extremamente oportuna. Iremos cobrar uma explicação para tantos atrasos e exigir a fixação de novos prazos para que as obras sejam inauguradas", ressalta o vereador Antonio Aguiar.

Além dos órgãos diretamente responsáveis pelas obras inacabadas - Setrans, DER e Secretaria Estadual de Turismo -, também serão convidados os gestores da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra), do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), bem como de alguns órgãos municipais - Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema), todas as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais