Cidadeverde.com

Moscas: Amariles tira dúvidas sobre viroses que lotam hospitais

Imprimir

Foto: Thiago Amaral / Cidadeverde.com

Dor de cabeça, dor no corpo, diarreia, vômito e até febre - estes são os sintomas mais comuns das viroses e outras infecções que se espalham em Teresina por causa das moscas. Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Renascença, por exemplo, um terço dos 300 pacientes são atendidos com esses mesmos sintomas. 

"As moscas circulam por lixões e, nas patas carregam vírus e bactérias até os alimentos que a população consome. Por isso, deve-se evitar o acúmulo do lixo, especialmente dentro de casa e lavar bem as mãos e os alimentos", explica o médico Willams Cardec, ressaltando que com crianças e idosos os cuidados têm que ser redobrados.

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (10), a diretora de Vigilância e Saúde, Amariles Borba, esclareceu alguns dos principais equívocos sobre higiene e alertou a população sobre os riscos da falta de limpeza, saneamento e cuidado:

- Lavar as mãos só com água
"Não adianta. Tem que esfregar bem, com água e sabão. Tem que ter cuidado com as unhas, que é onde acumula muita sujeira".

- Usar apenas álcool em gel
"Não adianta. O álcool não substitui a água e o sabão. O ideal é que depois de lavar bem as mãos, você use o álcool em gel, mas não em substituição".

- Bebês que mamam estão protegidos
"Não. Tem que lavar das pontas dos dedos até o cotovelo antes de cada mamada".

- Cloro mata vírus e bactérias
"Não. A cloração mata apenas as bactérias".

Amariles acrescentou que existe na rede pública de saúde a vacina do rotavírus, que previne diarreias, em bebês de até dois meses. Ela explicou ainda que o tipo de reação das pessoas vai depender da quantidade de bactérias ou vírus no organismo e das circunstâncias encontradas por esses microorganismos no corpo da pessoa. 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais