Cidadeverde.com

"Quaresma é tempo de oração, jejum e caridade", diz padre

Imprimir

Foto: Wilson Filho / Cidadeverde.com

A Quarta-Feira de Cinzas marca, para os católicos, o início da Quaresma. É um período no qual milhares de fiéis fazem sacrifícios em nome da fé. Em entrevista para o Jornal do Piauí desta quarta-feira (10), o padre Luís Eduardo afirmou que, para os cristãos, esse deve ser um tempo de oração, jejum e caridade.

"Começamos na Quarta-Feira de Cinzas uma atitude de penitência e arrependimento do fiel. Nós iniciamos aí um itinerário para a Páscoa de Jesus, uma importante data para os cristãos. Esse período exige de nós práticas penitenciais, como a oração, o jejum e a caridade. São essas três práticas que nos levam ao Cristo ressuscitado, a ressurreição do Senhor", explicou o pároco.

Durante a quaresma, é comum que as pessoas troquem a carne vermelha pelo peixe, mas o padre Luís Eduardo ressalta que o ritual religioso vai muito além disso. "Nós podemos fazer a abstinência elencando alguma coisa que nos dê prazer, não só a carne, ela é como um símbolo e o peixe é símbolo de um alimento simples e humilde. É um momento de eleger algo nosso que é muito difícil de renunciar", disse.

A quaresma se encerra no Domingo de Ramos, que ocorre no dia (20) de março deste ano. "Durante esse período, o ritual nos chama a uma reeducação, moral e comportamental, de modo a nos levar a prática da misericórdia", pontuou o pároco Luís Eduardo.

 

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais