Cidadeverde.com

Ministra da Igualdade Racial participa de mobilização contra zika no Piauí

Imprimir

Nesta sexta-feira (12), a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, vem ao Piauí para participar da mobilização nacional contra o mosquito Aedes Aegypti.

A mobilização, que acontecerá no sábado (13), é uma das medidas do governo federal, em parceria com os estados e municípios para combater a epidemia do vírus zika, responsável pelos diversos casos de microcefalia registrados desde o ano passado.

Segundo o Ministério da Defesa, no sábado, cerca de 220 mil militares das Forças Armadas percorrerão 356 municípios do país - as 27 capitais e as 329 cidades consideradas endêmicas – para informar a população sobre a importância de erradicar o mosquito.

Além de Nilma, outros 22 ministros cumprem agenda nas capitais do país. A presidente Dilma Rousseff participará da mobilização contra o mosquito no Rio de Janeiro, cidade que sediará os Jogos Olímpicos em agosto deste ano.

No Piauí, a ministra vai acompanhar a mobilização de cerca de 1.200 militares, que irão percorrer estabelecimentos comerciais e áreas de grande circulação, orientando a população sobre os procedimentos necessários para evitar focos de proliferação do mosquito.

De acordo com o governador Wellington Dias, a ação representa uma operação de guerra contra o mosquito. Porém, comenta o governador, a solução, de fato, será o desenvolvimento da vacina contra o vírus zika, que deve estar pronta dentro de um ano.

“Nossa expectativa é alcançar o objetivo de reduzir a incidência das doenças transmitidas pelo aedes aegypti no Piauí, sobretudo o zika vírus” finaliza o governador Wellington Dias, afirmando que a ministra deve, ainda, visitar alguns bairros da capital no sábado.

Eduardo Marchão (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais