Cidadeverde.com

Zoonoses inicia cadastro para castração de cães e gatos em Teresina

Imprimir

O Centro de Zoonoses de Teresina já está realizando cadastro para castração de cães e gatos. Um convênio firmado no dia 05 entre Prefeitura e Universidade Federal do Piauí (UFPI) possibilita que pessoas de baixa renda possam ter acesso ao serviço gratuitamente.
 
“Já estamos realizando a marcação das cirurgias. O dono do animal precisa se dirigir até a Gerência de Zoonoses (GEZOON) com RG, CPF, comprovante de residência e algum comprovante de situação de vulnerabilidade. Realizamos o cadastro e marcamos o dia da cirurgia, que será realizada no Hospital Veterinário da UFPI”, afirma Oriana Bezerra, gerente da GEZOON.
 
As famílias com até um salário mínimo; as que estão em situação de vulnerabilidade social (falta de saneamento básico, moradia inadequada, desemprego e em áreas de situação de risco epidemiológico); as inscritas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Passe Livre, Tarifa Social de Energia, Minha Casa Minha Vida, PETI, Projovem Adolescente, outros) tem total prioridade para realizar o cadastro que possibilita castrar gratuitamente os animais domésticos. Idosos e/ou portadores de necessidades especiais também são prioridade no programa de castração, além de famílias de áreas consideradas prioritárias conforme analise técnicas da FMS/Gezoon.
 
“A pessoa não precisa trazer o animal até a Gerência de Zoonoses, apenas seus documentos, pois o procedimento cirúrgico no animal será realizado na UFPI. Aí sim, no dia determinado, o animal deve ser levado para lá”, explica Oriana Bezerra.
 
A meta para o primeiro ano do convênio firmado entre Prefeitura e UFPI é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês. As castrações acontecerão aos finais de semana no Hospital Veterinário Universitário da UFPI.
 
O principal papel da FMS no convênio será o de realizar o cadastramento dos donos, procurando também elaborar ações voltadas aos animais de comunidade conforme a demanda e indicadores epidemiológicos. Também será responsabilidade do órgão o esclarecimento aos proprietários sobre condições de mobilidade ao Hospital Veterinário, compartilhamento de relatórios e repasse financeiro.
  
No convênio, competirá à UFPI a disponibilização de professores/orientadores, residentes e estudantes de graduação em Medicina Veterinária para receber os animais aptos, realizar os procedimentos cirúrgicos de castração e pós-operatório, fornecendo o material necessário à realização do procedimento no seu Hospital Veterinário.
 
Ao cadastrar o animal no Programa de Benefício de Castração de Animais Domésticos o proprietário do animal também assinará um termo de compromisso assumindo a responsabilidade sobre o animal, de levá-lo para tratamento médico-cirúrgico e pegá-lo após alta médica.

Para efetuar o cadastro, a pessoa deve ir até Centro de Zoonoses de Teresina, localizado na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte. O atendimento ocorre no turno da manhã, de 8h às 12h.

 

Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais