Cidadeverde.com

Ministério da Saúde habilita HUT em Alta Complexidade para Trauma

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia de urgência e emergência. Desde sua inauguração o HUT realiza procedimentos de baixa e média complexidade dentre as suas 24 especialidades médicas.

Agora, com essa nova habilitação o HUT está credenciado a realizar 54 procedimentos, de alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia, que vão desde cirurgias em que o paciente sofreu grandes perdas ósseas até lesões de tendões e nervos periféricos.

De acordo com o Dr. Osvaldo Mendes, ortopedista e gerente médico da Clínica Ortopédica, Teresina ganhou muito com essa nova habilitação do HUT e já está beneficiando muitos pacientes.  

“Os pacientes que necessitarem passar por algum destes procedimentos de alta complexidade nas áreas de Traumatologia e Ortopedia não precisarão mais ser deslocados para outros hospitais. Com isso, vamos diminuir muito o tempo de espera por uma cirurgia desse porte, evitar que os pacientes passem pelo desconforto de uma transferência e tornar nossa assistência ainda mais resolutiva e ágil”.

Dr. Osvaldo explicou ainda que com esse novo perfil do HUT os atendimentos de baixa complexidade estão sendo referenciados para hospitais de menor porte e que no futuro o Hospital será reconhecido como um Centro de Referência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia.

A paciente Cândida Maria da Conceição, de 96 anos, mora em Piracuruca e já é uma das beneficiadas com a nova habilitação do HUT. Sua filha, Maria da Conceição, explicou que sua mãe já é idosa e que uma transferência para outro hospital seria muito desgastante. “Quando soube que seria tudo feito por aqui mesmo fiquei muito feliz. Ela agora está bem e se recuperando. Em breve estaremos em casa”, comentou.

Segundo Dr. Osvaldo, Cândida Maria sofreu uma fratura cominutiva, ou seja, com vários fragmentos na cabeça do úmero. Isso impossibilita a fixação da fratura, portanto foi feita uma artroplastia do ombro.

“Nesse tipo de procedimento o osso é substituído por uma prótese para que a pessoa possa voltar a fazer os movimentos do ombro. Graças ao fato do hsopital ser credenciado na alta complexidade podemos oferecer esse procedimento à população”, explicou o ortopedista.

Para o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, a referência é um avanço na qualidade destes serviços e os investimentos feitos pela Prefeitura de Teresina foram cruciais colocar o Hospital dentre as melhores instituições de saúde pública do Piauí.

“A Prefeitura tem investido muito no HUT. Só no Pronto Atendimento foram quase R$ 3 milhões para a construção de 53 novos leitos. Todo o Parque Tecnológico do Hospital foi renovado com a aquisição de equipamentos de ponta. A ampliação de três novas salas no Centro Cirúrgico aumentou em 30% o número de cirurgias. O revestimento das paredes de todo o Hospital proporcionou um maior controle no combate diário a infecção hospitalar e a climatização dos postos de enfermagem trouxe aos nossos profissionais mais conforto durante a execução de suas tarefas diárias”.

O diretor disse também que o HUT ainda está passando por várias reformas e ampliações nos setores de lavanderia e esterilização e que já está em processo final de licitação mais 40 leitos de UTI. “Estamos trabalhando, diuturnamente, para proporcionar aos nossos pacientes um atendimento digno e de qualidade. Hoje somos referencia em Trauma não apenas para o Piauí, mas para todo Norte/Nordeste do Brasil”, finalizou. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais