Cidadeverde.com

Seduc e Sesapi firmam parceria no combate ao Aedes Aegypti

Imprimir

Na manhã desta segunda-feira (22), a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, reuniu-se com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e equipe técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), para discutir propostas de inclusão do tema ‘Combate ao Aedes Aegypti nas escolas’ e estabelecer parceria para efetivar essas ações.

A meta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é tornar o combate ao vetor Aedes Aegypti um tema interdisciplinar, onde todos os professores e funcionários irão discutir e alertar sobre a importância de manter vigilância ao mosquito. “Nesse momento, é imprescindível que a Seduc, através de seus professores, alerte e transmita informações quanto à importância de combater o vetor. A educação também condiciona a saúde, e para extinguirmos doenças como dengue e zica todos devem entrar em ação”, disse Rejane Dias, secretária de Estado da Educação. 

A parceria entre Seduc e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) deve ser estabelecida por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. “Diante dos casos de microcefalia em recém-nascidos, possivelmente ocasionados pelo vírus da zica, precisamos acender o alerta na população da importância de acabarmos com os pontos de foco do mosquito Aedes Aegypti”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A Seduc também participa do grupo de combate ao Aedes Aegypti composto por instituições de ensino. Junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) será montado o Plano Geral de Mobilização das Escolas contra o Zica Vírus. “Hoje acontece a terceira reunião e vamos organizar o Seminário de Combate ao Zica Vírus, voltado para Coordenadores Escolares Estaduais e Municipais, e Coordenadores Regionais de Ensino das Gerenciais Regionais de Educação (GRE)”, destacou a professora Jane Maria Cornélio, assessora técnica pedagógica da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc.

Aliado a isso, semanalmente acontecerá o Dia da Faxina, quando todo o corpo docente, discente e administrativo, farão a "limpeza" da escola. Os possíveis pontos de foco, ao serem identificados, serão apresentados à equipe de serviços gerais de cada escola para que façam a limpeza do local. 

Os gestores das escolas também devem estar atentos à importância de aderirem ao Programa Saúde nas Escolas e à Portaria Nº 3, de 11 de janeiro de 2016, que destinam recursos para o desenvolvimento de atividades voltadas para a saúde dentro das escolas.

Programa Saúde nas Escolas (PSE)

O Programa Saúde nas Escolas (PSE), está inserido em 217 municípios do Piauí. Todo município pode aderir ao programa, basta fazer a adesão uma vez ao ano, através do Portal do Gestor, do Ministério da Saúde, e preencher informações sobre escolas pactuadas, equipes da Atenção Básica (AB) vinculadas a cada escola, quantidades de alunos. O Ministério da Saúde (MS) faz o repasse para cada escola, após a pactuação: entre 1 e 599 alunos pactuados - valor total R$ 3.000,00. A cada 199 alunos acrescidos, é adicionado o valor de R$ 1.000,00. Os recursos são destinados à gestão do PSE e fica sob responsabilidade do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M). Mais de 551 mil alunos foram pactuados em todo o Estado no ano de 2014.

Portaria Nº 3, de 11 de janeiro de 2016

Dispõe sobre a implantação de Centros Colaboradores em processos de qualificação de profissionais no plano de resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. O cadastramento como Centro Colaborador deverá ser realizado eletronicamente, através do sítio disponibilizado pelo Ministério da Saúde para este fim.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais