Cidadeverde.com

Detento é morto na Casa de Custódia; 3º em 24 horas

Imprimir

O detento Erivan Carlos de Andrade, 29 anos, foi assassinado dentro da Casa de Custódia nesta quarta-feira (24). O corpo foi encontrado por volta de 1h da tarde, na cela 4 do Pavilhão G, com pés e mãos amarrados e com sinais de enforcamento. Esta é a terceira morte dentro de presídios de Teresina nas últimas 24 horas. 

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a família, através de um advogado, já havia enviado um documento à diretoria da Casa de Custódia, solicitando que Erivan fosse transferido de Pavilhão porque estava sendo ameaçado de morte. Ele era preso provisório e estava há apenas 14 dias no presídio. 

"Infelizmente, não deram importância ao documento e ele acabou sendo morto", afirma o sindicalista Kleiton Holanda. Erivan foi preso acusado de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ele estava lotado na cela 12 do Pavilhão G.

Outros dois casos 
Nesta terça-feira (23), o detento Nazareno Antônio de Sousa, de 50 anos, encontrado morto no Hospital Penitenciário da Major Cesar. Ele deveria estar em liberdade há pelo menos 16 anos. Nazareno Antônio estava recluso desde o ano de 1992 pelo crime de homicídio. O detento sofria de transtornos mentais. 

Já na Irmão Guido, também ontem, foi assassinado o preso identificado como Sanderson da Silva Araujo, de aproximadamente 28 anos. Ele ocupava uma cela do pavilhão B da unidade prisional e foi morto com golpes de vergalhão.

Em nota, a Secretaria de Justiça informou que o homem havia chegado há pouco tempo na unidade prisional e que o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.

Confira a nota na íntegra:

A Gerência da Casa de Custódia de Teresina informa que o corpo do detento Erivan Carlos Andrade, de 29 anos de idade, falecido nesta quarta (24), já foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal, para ser realizado o processo de perícia. A Delegacia de Homicídios também já iniciou a investigação sobre o caso. Erivan era preso provisório e pesava sobre ele acusações de porte ilegal de armas, tráfico de drogas e crimes ambientais. Ele estava na Casa de Custódia desde o dia 10 de fevereiro deste ano e vinha da Delegacia de Entorpecentes. Erivan Carlos Andrade foi encontrado morto na cela 4 do pavilhão G da unidade prisional.

A Secretaria de Justiça do Piauí informa que está abrindo investigação sobre a sequência de mortes ocorridas no sistema penitenciário, inclusive acionando as Polícias para apurar os casos. A Secretaria de Justiça ressalta o comprometimento com a segurança prisional e tem reforçado o trabalho nesse sentido, aumentando as operações de vigilância, equipado os servidores, viabilizando concurso público e construção de novas unidades e buscado recursos para estruturar fisicamente as unidades penais já existentes.

Gerência da Casa de Custódia de Teresina

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais