Cidadeverde.com

Teresina deve normalizar vacina contra Hepatite B até quarta (2)

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina recebeu nesta quinta-feira (25) doses da vacina contra a Hepatite B. A vacina estava em falta por problema de fornecimento em todo o país pelo Instituto Butantan.

Segundo Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, as Diretorias Regionais de Saúde do município já estão com as doses para iniciar o processo de distribuição nas Unidades Básicas de Saúde da capital. “Esperamos que até quarta-feira (02) todas as 104 salas de vacina do município estejam abastecidas”, afirma.

Todos os recém-nascidos precisam receber uma dose da vacina contra Hepatite B até os dois meses de idade. “Mas devemos deixar claro que a criança também recebe a vacina Pentavalente, que protege contra a Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas por Haemophilus influenza”, afirma Amariles Borba. Segundo o calendário nacional de vacinação, a vacina Pentavalente deve ser tomada aos 2 meses de vida, aos 4 meses e aos 6 meses. Um reforço é indicado dos 12 aos 15 meses.
 
A pessoa que toma a vacina contra Hepatite B fica protegida contra uma doença infecciosa sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus VHB. A principal forma de transmissão do vírus da Hepatite B (VHB) é por via sexual desprotegida, mas pode ocorrer também por agulhas contaminadas, canivetes, tesouras e outros objetos cortantes.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais