Cidadeverde.com

Teresina entra em alerta e previsões são de mais chuva em todo o Estado

Imprimir
Teresina está em estado de alerta por conta das fortes chuvas que caem desde a última segunda-feira (07) na capital. A Defesa Civil Municipal já acionou o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Assistêcia Social (SEMTCAS) que estão aptos a atender qualquer emergência, especialmente nas áreas de risco da capital."Já estamos em alerta por conta das chuvas. Elas tem caído geralmente a noite e tem derrubado árvores. A preocupação maior ainda são as áreas de invasão e estamos monitorando", pontuou o coordenador da Defesa Civil na capital major João Amorim.
 
Em Teresina atualmente, cerca de 50 áreas de risco estão sendo monitoradas pela instituição e segundo o major elas estão pulverizadas em toda a capital. "Ás vezes a pessoa constrói uma parede que impede a passagem da água, ela represa, faz pressão e cai por cima de uma casa, ou seja, nem sempre os acidentes acontecem em áreas de risco", pontuou.

Além de Teresina, Palmeirais e Curralinhos no interior, tiveram um alerta emitido para um temporal na madrugada desta quinta-feira (10), mas ele acabou não ocorrendo. Apesar das constantes chuvas, o secretário estadual de Defesa Civil,  Hélio Isaías, completa que, até o momento, nenhum outro município está em estado de alerta. 

“No mês de fevereiro choveu acima do normal, mas não tivemos nenhum grande alagamento. Agora, em março, o volume de chuva é maior, mas ainda assim dentro da normalidade”, comentou.  

De acordo com o site ClimaTempo, a previsão é de chuva de até 40mm em Teresina, e as precipitações poderão ocorrer durante toda a próxima semana. Segundo o secretário, a emissão diária de possíveis temporais no Piauí não é para amedrontar ou criar alardes falsos, caso não haja fortes chuvas, mas para prevenir e resguardar a vida de todos. 

“Sempre recebemos esses boletins da Cenad, que emite esses alardes de temporais. É um relatório diário, principalmente no período mais chuvoso, informando o volume de água que poderá cair na região. A partir desses boletins, entramos em contato com os municípios para que a população não seja pega de surpresa. Queremos evitar danos maiores com os riscos de alagamentos”, disse o secretário. 

Em janeiro deste ano, o município de Dom Inocêncio, localizado a 615km de Teresina, ficou em situação de emergência, pois  a cidade chegou a ficar isolada por causa do grande volume de água que caiu na região.  Recentemente, Curralinhos também teve parte das rodovias que são acesso ao município alagada. 

Avenida Pedro Almeida no São Cristóvão depois da chuva de meio-dia desta quinta(10)
 

Com relação a Dom Inocêncio, Hélio Isaías destacou que a rotina na cidade está sendo normalizada e as barragens serão recuperadas. “Já está tudo tranquilo. Temos toda a assistência necessária às famílias”. 

Previsão para hoje

Para estar sexta-feira (11), a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), informou que a previsão é de dia parcialmente nublado com chuva e trovoadas, que poderá ser pontualmente forte em algumas áreas do norte do Piauí. 

No litoral, o dia será nublado com chuva a qualquer hora do dia. Já na região centro-norte, sol entre nuvens com chuva a qualquer hora do dia, com intensidade forte em algumas áreas. Na  sudeste, o dia deve ser claro a parcialmente nublado com chuva rápida e isolada enquanto, no sudoeste, o dia será nublado a parcialmente nublado com chuva e trovoadas isoladas. 

Na capital, o dia deve ficar parcialmente nublado com possibilidade de chuva e trovoadas a qualquer momento. 

Dom Inocêncio ficou alagada e isolada após fortes chuvas

 

Carlienne Carpaso e Rayldo Pereira
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais