Cidadeverde.com

Pesquisa revela que ouvir música melhora a qualidade do sono

Imprimir

A insônia é um distúrbio do sono comum na sociedade moderna. Ter dificuldade para dormir, dormir mal, pouco ou ter um sono de má qualidade interfere com a qualidade de vida da pessoa e é causa de problemas de saúde física e mental. Estudos indicam que a prevalência de insônia chega a 50%, sendo que as mulheres e idosos em geral são particularmente vulneráveis. As estratégias para enfrentar o problema, além do uso de medicamentos ansiolíticos e indutores do sono, são variadas e incluem relaxamento, meditação, exercício, etc. Será que ouvir música pode fazer parte desta lista ? Esta pertinente e atual questão científica foi o tema de uma revisão de pesquisas da fundação Cochrane que procurou avaliar os efeitos de ouvir música sobre a insônia em adultos. Foram incluídos na análise final 5 ensaios clínicos compreendendo um total de 264 participantes.

 

 

Os estudos analisaram o efeito de ouvir música pré-gravada diariamente, durante 25 a 60 minutos, por um período de três dias a 5 semanas. Os resultados mostram um efeito benéfico de ouvir música sobre a qualidade do sono. Pessoas alocadas no grupo do tratamento com música apresentaram um melhor padrão de sono na comparação com as pessoas que não escutaram música.  Embora a conclusão se baseie em poucos estudos, cada um com suas respectivas limitações, ela fornece evidências de que a música pode ser eficaz para melhorar a qualidade subjetiva do sono em adultos com sintomas de insônia. É claro, trata-se de uma intervenção ou procedimento seguro e fácil de ser usado.

 

Os autores, no entanto, recomendam novas investigações para estabelecer o efeito de ouvir música em outros aspectos do sono além da insônia. Uma curiosidade, como era de se esperar nenhum dos estudos incluídos relatou eventos adversos com o uso da música como terapia. Pelo jeito nenhum dos estudos inclui heavy-metal na seleção musical.

 

Fonte: (Jespersen KV, Koenig J, Jennum P, et al. Music for insomnia in adults. Cochrane Database Syst Rev. 2015)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais