Cidadeverde.com

Notícia da Manhã esclarece sobre problemas na tireóide

Imprimir

Nesta terça(15), o Notícia da Manhã falou no quadro Saúde sobre a glândula tireóide, localizada na região do pescoço e responsável por produzir e distribuir os hormônios P3 e P4, que regulam o metabolismo e armazenam energia.

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são tipos de doenças que afetam a glândula. No caso do hipertireoidismo há uma produção exagerada desses hormônios e no hipotireoidismo acontece exatamente o contrário.

Os sintomas de cada patologia são difertentes. No hipertireoidismo podem aparecer aumento no volume da tireóide, coceira generalizada, fraqueza muscular, palpitações, colesterol baixo, hipertensão, aumento da glicose, diarréia e aminésia.Já no hipotireoidismo é comum surgir fraqueza, cansaço, diminuição do suor, perda de cabelo, pele seca, aumento do colesterol, anemia, prisão de ventre e dificuldade de concentração.

No estúdio do Notícia da Manhã o médico endocrinologista, Wallace Miranda, ressaltou que o hiper e o hipotireoidismo são problemas na função tireoidiana, e que a tireóide pode possuir várias doenças. Segundo o médico, o diagnóstico preciso é feito através do quadro clínico do paciente e de exames laboratoriais.

Quanto ao hipotireoidismo o especialista afirmou que o mesmo provoca sintomas depressivos. Ele afirmou que é uma doença que geralmente acomete mais as mulheres, na idade adulta jovem, de 30 a 50 anos, sendo 10 vezes mais prevalente no sexo feminino que no masculino. O doutor disse que se trata de uma doença auto imune e a principal causa é a deficiência do iodo.

O médico endocrinologista explicou ainda que no caso do hipotireoidismo o tratamento é a reposição dos hormônios e no hipertireoidismo usa-se medicação que suprime a produção dos hormônios.

Doutor Wallace Miranda ressaltou que o tratamento bem seguido pelos pacientes dá bons resultados, mas no caso do hipotireoidismo, se o  tratamento medicamentoso não dá certo, existe tratamento mais agressivo como uma cirurgia ou a iodo terapia.

Por fim, o endocrinologista lembrou que problemas na tireóide afetam o organismo de maneira geral.

Assista na íntegra o quadro Saúde sobre problemas na tireóide!

Marcelo Lopes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais